Canal Rural e Pod360 levam podcast ao agronegócio
Parceria entre as empresas deverá proporcionar informação e análises relevantes para o segmento por meio de formato que acompanha o ouvinte ao longo de sua jornada
Canal Rural e Pod360 levam podcast ao agronegócio
BuscarCanal Rural e Pod360 levam podcast ao agronegócio
BuscarParceria entre as empresas deverá proporcionar informação e análises relevantes para o segmento por meio de formato que acompanha o ouvinte ao longo de sua jornada
Giovana Oréfice
22 de junho de 2022 - 15h55
De acordo com o Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com cerca de 5 milhões de produtores rurais. Foi mirando este público que o Canal Rural, um dos principais veículos do nicho no Brasil, firmou parceria com a Pod360, hub dedicado à produção de podcast, a fim de levar o formato ao agronegócio. A partir da produção de cunho analítico, informativo e educacional, a união nasceu da necessidade do aprofundamento de conteúdo que pudesse ser transportado ao longo da jornada dos agropecuários.
“Temos o grande desafio de acompanhar evoluções do comportamento de mídia e consumo de conteúdo desse público e temos nos posicionado em todos esses territórios”, comenta Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural, reforçando que o público se diferencia pelo consumo de conteúdos úteis para a reflexão do dia a dia do negócio, que auxilie na tomada de decisões: “Entendendo que esse perfil e linguagem de conteúdo podem ser muito úteis para o público e buscamos a melhor forma de conseguir isso com as melhores práticas possíveis do mercado, e assim nos comunicamos com a Pod360″.
Colaborando com toda a parte técnica, desde a adaptação dos conteúdos para o formato de podcast, captação, edição, finalização e distribuição, a parceria da Pod360 com o canal envolve trabalho a quatro mãos em termos de metadados, analytics e mensuração de resultados no geral. “Não podemos deixar de fincar a bandeira no segmento agro. Tem muita informação e é muito importante para a economia do Brasil”, afirma Tiago Bianco, sócio e head de produção e operações da Pod360. A expertise do hub na produção de podcasts será usada com a chancela de qualidade de informações produzidas pelo Canal Rural. A viabilização do projeto será feita por meio de estúdio de podcasts que está sendo construído na sede do veículo em São Paulo.
Essa não é a primeira experiência da Pod360 no nicho. No segundo semestre do ano passado, a produtora lançou o Agro360 nas principais plataformas de áudio. Com Rafael Vilella, que é leiloeiro, produtor rural e locutor da PBR Brasil, os episódios tratam de temas como plantio, sustentabilidade e até mesmo técnicas de cultivo. Ao todo, já foram lançados mais de 15 capítulos. “A chegada do agro no universo do podcast reforça muito a relevância, ascensão e adesão do brasileiro ao formato. Literalmente, levamos informação de fácil acesso, ainda mais que falamos de um Brasil agro gigantesco que acaba sendo um baita canal de educação para o público no geral”, salienta Bianco.
Leque de formatos
É importante ressaltar que o podcast não será um subproduto do Canal Rural e sim um formato a mais em conteúdo, e será transformado também em videocast, com transmissão das gravações integradas na grade de programação do canal. Segundo os porta-vozes, essa é uma estratégia 360° para agregar e manter a audiência engajada com todas as marcas do grupo. Ainda, nomes já conhecidos dos espectadores, como âncoras, estarão presentes no podcast.
A difusão da novidade será feita por meio das redes sociais do Canal Rural, que conversam com uma comunidade de mais de 2 milhões de usuários. “Temos hoje no canal a maior estrutura de televisão focada no agro, e vamos usar toda essa plataforma de comunicação de TV e também digital. Entregamos mais de 8 milhões de conteúdos todos os meses”, salienta Cargnino. “Essa multiplataforma de comunicação com o agronegócio vai ser usada como difusão desse conteúdo e servir de educação para que eles entendam esse formato que é o podcast”, acrescenta.
A iniciativa está sendo possibilitada em grande parte por investimento direto em aporte para infraestrutura técnica, investimentos em tecnologia, mídia e pessoas, e contará com a possibilidade da inserção de branded content de marcas do segmento agro ou que queiram se relacionar com essa audiência em específico.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo