Candidatos ao Oscar 2019 também competem nas redes sociais
Se depender do Twitter, Pantera Negra leva a maior estatueta da noite; TNT fará transmissão com ativações de vários patrocinadores
Candidatos ao Oscar 2019 também competem nas redes sociais
BuscarCandidatos ao Oscar 2019 também competem nas redes sociais
BuscarSe depender do Twitter, Pantera Negra leva a maior estatueta da noite; TNT fará transmissão com ativações de vários patrocinadores
Thaís Monteiro
22 de fevereiro de 2019 - 13h00
No domingo, 24, a 91ª edição do Academy Awards, o Oscar, promete novidades em diversos sentidos. Primeiro, após polêmicas envolvendo o apresentador eleito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o ator Kevin Hart – por conta de alguns tuítes antigos de teor homofóbico – o evento não terá o tradicional host fixo (por desistência do próprio ator), mas sim um rodízio entre várias personalidades. É também a primeira vez que um filme de super-herói está entre os concorrentes do maior prêmio da noite, como é o caso de Pantera Negra.
Se depender dos fãs no Twitter, o filme da Marvel vence a categoria. O longa foi o mais mencionado entre os indicados à Melhor Filme desde 22 de janeiro, quando foram anunciados os concorrentes. Depois dele, Nasce uma Estrela, Bohemian Rhapsody, A Favorita e Green Book: O Guia.Os três primeiros colocados no número de menções também refletem e a lista de trailers mais assistidos no YouTube, entre os indicados a Melhor Filme. Pantera Negra teve 73 milhões de visualizações, Bohemian Rhapsody teve 35 milhões e Nasce uma Estrela, em terceiro lugar, teve 29 milhões. Confira os trailers:
O filme da Marvel também foi o líder de bilheteria entre todos os oito indicados, conquistando de US$ 1,3 bilhão globalmente. O filme também está concorrendo a Melhor Figurino, Melhor Mixagem e Edição de Som, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Canção Original. Essa edição do Oscar, inclusive, é uma das consideradas mais mainstream por conta de indicações muito populares entre o público. Bohemian Rhapsody, também está indicado a Melhor Ator (Rami Malek), Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem e Melhor Edição de Som, e conquistou US$ 821 milhões em bilheteria. Nasce uma Estrela ganhou US$ 415 milhões e teve indicações para Melhor Ator (Bladley Cooper), Melhor Atriz (Lady Gaga), Melhor Ator Coadjuvante (Sam Elliott), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som.
Os demais indicados tiveram caixa de até US$ 89 milhões e o menos rentável, pelo menos em bilheteria de cinema, foi Roma, com US$ 252 mil, já que o streaming pela Netflix, coprodutora do longa, foi sua estratégia principal — poucas salas de cinema mundo afora receberam a estreia e, para assistir no telão, era necessário se cadastrar numa lista de espera. O filme de Cuarón também foi o trailer menos assistido, com 3 milhões de visualizações.
Além de populares, os filmes indicados a Melhor Filme deste ano também apresentam semelhanças no debate sobre temas de grande importância social. Como racismo, no caso de Infiltrados na Klan e Green Book, e até mesmo no argumento de Pantera Negra, primeiro personagem negro da Marvel. O conservadorismo republicano, hoje em voga na figura de Donald Trump, foi revisto em Vice. Infiltrados na Klan ficou no quatro lugar nos trailers mais assistidos no YouTube, com 26 milhões de visualizações e US$ 89 milhões de bilheteria. Já Vice faturou US$ 53 milhões e ficou em quinto no número de visualizações no YouTube (17 milhões). Green Book faturou US$ 81 milhões e teve 10 milhões de visualizações e A Favorita, US$ 56 milhões e 8 milhões de visualizações.Nasce uma Estrela não está entre os favoritos para a principal estatueta, mas Bradley Cooper e Lady Gaga são os mais mencionados no Twitter nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente. Nas colocações de coadjuvantes, lideram Adam Driver, de Infiltrados na Klan, e Regina King, de Se a Rua Beale Falasse.
Ativações
Nos Estados Unidos, a 91ª cerimônia será transmitida pela ABC. No Brasil, o canal TNT transmite o prêmio, com Hugo Gloss e Carol Ribeiro no tapete vermelho e Bruna Thedy e Michel Arouca no estúdio em São Paulo. Numa das ativações preparadas pelo canal, a influenciadora Foquinha vai comentar quais das 25 variedades de café Nespresso mais combinam com os filmes concorrentes. A Havan realiza o “Torcidômetro” para medir o amor dos fãs pelos filmes competindo. O creator Guilherme Briggs trará fãs para depor sobre seus filmes favoritos e anunciará qual é o Melhor Filme segundo a audiência.
No pré-Oscar, Guilherme Briggs e Lucas, do canal Inutilismo, passaram uma noite em uma loja Havan e aproveitaram para maratonar os filmes indicados. A ação está no YouTube da TNT Brasil sob o título “Madrugada de Cinema”. Confira:
Ben & Jerry’s também faz parte do line-up de patrocinadores da noite e patrocinou um episódio especial sobre Oscar do talk-show Lado D, da TNT Brasil, sobre feminismo e igualdade de gênero na indústria cinematográfica. Estão na edição Carol Moreira e a produtora Day Rodrigues. Ao todo, são quatro programas de cinco minutos de duração, publicados no YouTube oficinal da TNT Brasil e no Spotify. Veja um dos episódios:
Além de Ben & Jerry’s e Havan, são patrocinadores máster da transmissão Ford, Samsung, Colgate e Stella Artois. E junto com Nespresso, apoiam as marcas Rolex, Advil e Oi. Segundo comunicado do canal, durante a transmissão, que começa às 20h30, os anunciantes frequentarão uma war room criada para produzir conteúdo customizado e em tempo real conforme a premiação decorre.
**Crédito da imagem no topo: Tim Boyle/Getty Images
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra