Carrossel e Reels têm maior interação no Instagram, aponta estudo
Formatos desbancam as imagens únicas nas interações de marcas e creators no Instagram, segundo dados do mais recente relatório #MS360FAAP
Carrossel e Reels têm maior interação no Instagram, aponta estudo
BuscarCarrossel e Reels têm maior interação no Instagram, aponta estudo
BuscarFormatos desbancam as imagens únicas nas interações de marcas e creators no Instagram, segundo dados do mais recente relatório #MS360FAAP
Meio & Mensagem
1 de agosto de 2023 - 6h00
Os formatos de Carrossel e Reels foram os preferidos dos usuários do Instagram no segundo trimestre deste ano. Essa uma constatação fruto da mais recente edição do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP) do Centro Universitário FAAP, em parceria com a Empifi.
Nos meses de abril, maio e junho deste ano, o estudo mostra que o formato Carrossel obteve melhores resultados de interações do que o de foto única. Para os influenciadores digitais, a mediana dos Carrosséis foi de 2,2 mil interações por publicação, enquanto de foto foi de 1,8 mil. O formato Reels ficou entre os dois, com 2,1 mil interações. Por outro lado, para as marcas, o formato Reels tem maior interações. A mediana dos Reels de marcas foi de 125 interações por publicação.
O relatório ainda revela que o volume de interações dos influenciadores é 24,8 vezes maior do que das marcas. Um dos pesquisadores do estudo, o professor, Thiago Costa, da FAAP, explica que essa diferença deixa claro como os usuários do Instagram preferem interagir com pessoas do que com empresas, o que, segundo, comprova que as marcas precisam humanizar sua comunicação.
A pesquisa também indica que marcas e influenciadores não utilizam a mesma estratégia em relação ao formato de suas publicações. Enquanto as marcas tendem a produzir mais posts com fotos (37,1%), seguida pelos Reels (34,6%), os influencers produzem mais Reels (43,6%), seguido pelo Carrossel (30,1%). Isso confirma o que já havia sido revelado na última edição do estudo, de que o Reels era o formato preferido dos creators, enquanto as fotos eram das marcas.
Segundo Eric Messa, professor e coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP) da FAAP, essa diferença se dar pela facilidade com que os influencers têm de produzir para o formato de Reels, diferente das marcas, que precisam de mais planejamento e aprovações. Com isso, ele enfatiza que as marcas precisam buscar soluções para produzirem mais Reels e Carrosséis.
Apesar de ter perdido um pouco a relevância perto de outras redes, creators e marcas que continuam postando no Facebook ainda obtêm resultados interessantes. Segundo a pesquisa, a mediana de seguidores dos influencers na plataforma é de quase 445 mil fãs por página e quase 40 mil por página de marcas.
Na comparação do Facebook com o Instagram, a quantidade de postagens semanais dos criadores de conteúdo é bastante similar. Ao todo são dois semanais no Facebook e três no Instagram, considerando apenas o feed.
Em relação a formatos, no Facebook há uma preferência maior pela publicação de fotos, tanto pelos influencers (73,3% das postagens) como pelas marcas (83,6%). Os vídeos aparecem em segundo lugar para ambos os perfis. A pesquisa ainda revela que no segundo trimestre de 2023 no Facebook, as páginas de serviços alcançaram quase cinco milhões de interações no período.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo