Carrossel e Reels têm maior interação no Instagram, aponta estudo
Formatos desbancam as imagens únicas nas interações de marcas e creators no Instagram, segundo dados do mais recente relatório #MS360FAAP
Carrossel e Reels têm maior interação no Instagram, aponta estudo
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Meio & Mensagem
1 de agosto de 2023 - 6h00
Os formatos de Carrossel e Reels foram os preferidos dos usuários do Instagram no segundo trimestre deste ano. Essa uma constatação fruto da mais recente edição do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP) do Centro Universitário FAAP, em parceria com a Empifi.
Nos meses de abril, maio e junho deste ano, o estudo mostra que o formato Carrossel obteve melhores resultados de interações do que o de foto única. Para os influenciadores digitais, a mediana dos Carrosséis foi de 2,2 mil interações por publicação, enquanto de foto foi de 1,8 mil. O formato Reels ficou entre os dois, com 2,1 mil interações. Por outro lado, para as marcas, o formato Reels tem maior interações. A mediana dos Reels de marcas foi de 125 interações por publicação.
O relatório ainda revela que o volume de interações dos influenciadores é 24,8 vezes maior do que das marcas. Um dos pesquisadores do estudo, o professor, Thiago Costa, da FAAP, explica que essa diferença deixa claro como os usuários do Instagram preferem interagir com pessoas do que com empresas, o que, segundo, comprova que as marcas precisam humanizar sua comunicação.
A pesquisa também indica que marcas e influenciadores não utilizam a mesma estratégia em relação ao formato de suas publicações. Enquanto as marcas tendem a produzir mais posts com fotos (37,1%), seguida pelos Reels (34,6%), os influencers produzem mais Reels (43,6%), seguido pelo Carrossel (30,1%). Isso confirma o que já havia sido revelado na última edição do estudo, de que o Reels era o formato preferido dos creators, enquanto as fotos eram das marcas.
Segundo Eric Messa, professor e coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP) da FAAP, essa diferença se dar pela facilidade com que os influencers têm de produzir para o formato de Reels, diferente das marcas, que precisam de mais planejamento e aprovações. Com isso, ele enfatiza que as marcas precisam buscar soluções para produzirem mais Reels e Carrosséis.
Apesar de ter perdido um pouco a relevância perto de outras redes, creators e marcas que continuam postando no Facebook ainda obtêm resultados interessantes. Segundo a pesquisa, a mediana de seguidores dos influencers na plataforma é de quase 445 mil fãs por página e quase 40 mil por página de marcas.
Na comparação do Facebook com o Instagram, a quantidade de postagens semanais dos criadores de conteúdo é bastante similar. Ao todo são dois semanais no Facebook e três no Instagram, considerando apenas o feed.
Em relação a formatos, no Facebook há uma preferência maior pela publicação de fotos, tanto pelos influencers (73,3% das postagens) como pelas marcas (83,6%). Os vídeos aparecem em segundo lugar para ambos os perfis. A pesquisa ainda revela que no segundo trimestre de 2023 no Facebook, as páginas de serviços alcançaram quase cinco milhões de interações no período.
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