CCXP atinge 120 marcas e estreita relação com leste asiático
Décima primeira edição do evento registra recorde de marcas presentes e holding considera levar formato para a Ásia
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Thaís Monteiro
4 de dezembro de 2024 - 6h00
Para a 11ª edição da CCXP, a Omelete&Co traz mudanças a fim de ampliar o escopo de conteúdo no evento e incluir, entre as atrações, conteúdos e estrelas do leste asiático. Prova desse propósito foi materializada na terça-feira, 3, quando o grupo anunciou a aquisição do festival Anime Friends, que tem como foco a cultura asiática. A holding também planeja realizar uma CCXP na Ásia e mantém negociações com empresas na Coreia do Sul.
Na CCXP em si, o streaming Crunchyroll – que é norte-americano, mas distribui animes – oferece as credenciais do público. A empresa terá, pela primeira vez, um painel no palco Thunder by Claro TV+, onde trará estrelas. A área de cosplays, denominada Cosplay Universe, ganhará um palco focado em animes e mangás e cenografia com referências ao leste asiático.
Além disso, o leste asiático permeará as ativações, os quadrinhos e outras partes do evento”, diz o chief comercial officer (CCO) e co-fundador da CCXP, Otávio Juliato. Segundo o executivo, o olhar dedicado à região corresponde ao hábito de consumo do público geek. “O evento é uma grande celebração de fandoms e a maneira como esses fandoms têm mudado impacta na criação do evento. Nesses dois últimos anos, temos olhado para dados de consumo. Um dos dados que tem crescido é o consumo de conteúdo do leste asiático, como doramas, K-pop e K-drama”, explica.
A Omelete&Co mantém conversas avançadas com players da Coreia do Sul. O executivo adianta que a holding está estruturando uma parceria para trazer conteúdo coreano para o Brasil e levar conteúdo do brasileiro para a Coreia. Nessas trocas, a possibilidade de realizar uma CCXP no país é aventada.
“Tivemos um squad que foi para a Coreia três vezes este ano para começar a entender e criar essas pontes entre as duas culturas. É nosso interesse e está no desenho estratégico se aproximar desse conteúdo e entender melhor o comportamento do fã, as sinergias e quem sabe não ter uma CCXP acontecendo na Coreia em algum momento da nossa história. Começamos assim na Alemanha e no México”, divide. A empresa realiza a CCXP México junto a Ocesa.
Pensando na expansão de seu negócio, a Omelete&Co também olha para o setor de parque de diversões. Em 2023, o CEO anunciou que iria apresentar ao mercado imobiliário um projeto para um shopping de entretenimento.
“Não é algo muito fora do que poderíamos pensar quando pensamos na CCXP como um espaço que os estúdios como palco para experiências imersivas das suas histórias. Desenvolvemos um know-how de criar experiências. E aí nos perguntamos: ‘E se a CCXP não durasse só quatro dias?’. Ideias de parques e ativações indoor podem aparecer”, descreve.
Outras mudanças para o evento deste ano envolvem adequações no posicionamento dos palcos para aumentar a visibilidade dos conteúdos exibidos e dos artistas presentes. A empresa também aposta em novas experiências no Magic Market, incluindo shows, jogos, como arco e flecha e pequenos lojistas. “Temos feito esforços para dar visibilidade para os palcos todos que contam com diversidade de conteúdo”, diz.
Este ano, a CCXP espera entre 280 a 290 mil pessoas nos quatro dias de evento e na Spoiler Night. Em 2023, o evento recebeu 287 mil fãs.
Atualmente, a empresa conta com mais de 120 marcas presentes, um recorde nos nove anos de evento. Em 2023, o número chegou a 105.
Delas, seis são patrocinadoras (Banco do Brasil, Claro, Fanta, Bis, Heineken e Governo Federal) e quatro são apoiadores (Cup Noodles, Mentos, Red Bull e TikTok). Todos os patrocinadores já tinham relação com o evento. Neste ano, Heineken passou de apoiadora a patrocinadora. Já entre os apoiadores, Red Bull e TikTok fazem sua estreia na CCXP.
CCXP 2024 presta homenagem a Wagner Moura
Bis patrocina o Artist Valley e criou um RPG para os usuários jogarem no WhatsApp. Já Fanta criou latas colecionáveis temáticas para a CCXP.
Os parceiros de conteúdo incluem Adult Swim, Audible, Amazon Prime, Apple TV+, Cartoon Network, Crunchyroll, Disney+, Globoplay, Gullane, H2O Films, Jovem Nerd, Maurício de Sousa Produções, Max, Paramount+, Paramount Pictures, Paris Filmes, Riot Games, Senna, TV Globo, Warner Bros. Games e Warner Bros. Pictures.
Já entre o media partners estão: Alpha FM, Flix Media, Rádio Disney, Terra, We Super OOH e Zanzar.
Para Juliato, o evento é um momento propício para que as marcas demonstrem na pátrica aquilo que é transmitido por meio do storytelling.
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