Assinar

Celular é o principal meio de acesso à web

Buscar

Celular é o principal meio de acesso à web

Buscar
Publicidade
Mídia

Celular é o principal meio de acesso à web

De acordo com o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), divulgado pelo IBGE, o smartphone para acessar a rede já é usado em 80,4% das casas com internet


7 de abril de 2016 - 10h12

O celular ultrapassou o desktop como meio de acesso à internet no Brasil. De acordo com o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgado nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o celular já é usado em 80,4% das casas com acesso à internet, já o computador representa 76,6%.

É a primeira vez que o celular toma a dianteira de acesso à web. Mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014, 54,9%. Em 2013, esse percentual era 48%. Mais de 60% dessas casas estavam na área urbana.

O uso da banda larga móvel, presente em 62,8% dos domicílios com internet, aumentou 19,3 pontos percentuais em 2014 na comparação com 2013. Já a conexão de banda larga fixa diminuiu 5,2 pontos percentuais e atingiu 71,9% das casas com internet.

O percentual de casas com banda larga móvel era maior no Norte, 84,2% e no Nordeste 66,2%. Além disso, 35% dos domicílios com internet tinham os dois tipos de banda larga em 2014.

wraps

(Foto: reprodução)

O número de casas com acesso à internet por tablet, celular e televisão cresceu 137,7% – passando de 3,6 milhões para 8,6 milhões, de 2013 para 2014. O número de domicílios com acesso à internet por tablete 21,9% e televisão 4,9% cresceu 76,8% e 116,34% respectivamente no período.

Cerca de 136, 6 milhões de pessoas de 10 anos ou mais tinham celular em 2014 no país. O número representa 77,9% dessa população e um aumento de quase 5% em relação a 2013 (6,4 milhões de pessoas) e de 142,8% em relação a 2005.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra