Cenp-Meios: compra de mídia foi de R$ 12,5 bi entre janeiro e setembro de 2019
Conselho ampliou para 226 o número de agências que fornecem os dados para o estudo, com planos para aumentar ainda mais a amostra
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Karina Balan Julio
29 de janeiro de 2020 - 15h19
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou nesta quarta-feira, 29, o painel que mapeia o investimento em mídia ocorrido nos três primeiros trimestres de 2019, entre janeiro e setembro, com base em dados de 226 agências de publicidade. De acordo com o balanço, os investimentos feitos nos veículos de comunicação no período totalizaram R$ 12,5 bilhões. O Cenp ainda não divulgou os dados relativos ao último trimestre.
Os meios que mais concentraram o investimento foram a TV aberta, que segue com maior participação no bolo publicitário, tendo movimentado 53%; seguida do digital, com 20,7% das verbas; da mídia out of home, com 10,7% de participação; TV por assinatura, com 7%%; rádio (4,6%); jornais (2,7%); revistas (1%) e cinema (0,4%).
(crédito: reprodução)
Desde o ano passado, o Cenp-Meios também classifica o montante dedicado ao digital em cinco diferentes categorias: busca, social, vídeo, áudio e display/outros. Os investimentos em formatos digitais de jornais, revistas e TV por assinatura, porém, foram considerados no montante de seus respectivos meios.
O painel do Cenp-Meios teve início em 2017 e começou com a participação de 75 agências e, atualmente, conta com informações de 226 agências. Entre os painéis de 2018 e 2019, houve acréscimo de 150 agências, e o objetivo é atingir uma amostra ainda maior e, assim, obter um retrato mais fiel do cenário de compra de mídia no Brasil. O painel atual é realizado em parceria com as empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS e iClips, que atendem as agências participantes. No futuro, o Cenp-Meios deve agregar novas empresas de software parceiras, como a Operand, Publiway e Siga, assim agregando dados de outras agências de publicidade.
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