Cenp-Meios divulga investimentos no 1º semestre de 2018
A compra de mídia das 78 maiores agências do Brasil movimentou R$ 7,67 bilhões de janeiro a junho deste ano, crescimento de 3% comparado com o mesmo período de 2017
Cenp-Meios divulga investimentos no 1º semestre de 2018
BuscarCenp-Meios divulga investimentos no 1º semestre de 2018
BuscarA compra de mídia das 78 maiores agências do Brasil movimentou R$ 7,67 bilhões de janeiro a junho deste ano, crescimento de 3% comparado com o mesmo período de 2017
12 de dezembro de 2018 - 15h46
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulga nesta quarta-feira, 12, os dados do primeiro semestre de 2018 do Cenp-Meios, novo indicador brasileiro de investimento em compra de mídia. Os números representam os valores que passaram pelas maiores agências do País, certificadas pela entidade, cobrindo mais de 60% do total de investimento em mídia feito no Brasil, segundo estimativa comparada à apuração do Monitor Evolution da Kantar Ibope Media. Os cálculos referentes à 2017 contaram com a participação de 75 agências e, para o levantamento deste ano, foram 78 empresas que colaboraram.
Nessa amostra, os investimentos somaram no semestre passado R$ 7,67 bilhões em compra de mídia para anunciantes, sendo 61,8 % destinados a TV aberta, 14,4% para a internet e 7,6% para mídia exterior — respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugar em share. Na sequência, TV paga teve 7,5% de participação; rádio, 4,2%; jornal, 2,7%; revista, 1,7%; e cinema, 0,3%. Esses números representam os valores efetivamente recebidos pelos veículos, sem incluir o desconto-padrão que fica com as agências.
O Cenp-Meios também mostra o destino desses investimentos por região do Brasil. Veiculações nacionais tiveram 63% do total; Sudeste teve 25,3% e Sul, 4,5%. Nordesde teve 4,4%, Centro-Oeste, 1,9% e Norte, 0,9%.
Na comparação com o primeiro semestre de 2017, o mercado em geral cresceu 3%. Somente TV aberta e internet puxaram esse aumento, com alta de 6,7% e 0,5% em investimentos de mídia, respectivamente. Out-of-home caiu 4,7%; TV por assinatura, 6,5%; rádio, 9,1%; jornal, 21,8%; revista, 15,9%; e cinema, 9%.
O Cenp-Meios foi desenvolvido com tecnologia da BST Soluções, verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema e a contribuição das empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS. A relação das 78 agências que forneceram seus dados está no site do Cenp.
Atualizado às 17h02
Compartilhe
Veja também
YouTube transmitirá, ao vivo, Numanice, de Ludmilla
Exibição do show que acontecerá no dia 8 de dezembro será no canal da cantora Ludmilla a partir das 17 horas
Google no Canadá: mais um país acusa a big tech de monopólio
Autoridades canadenses alegam que Google tenha abusado de suas ferramentas de anúncios para ter dominância no mercado e pedem a separação de serviços de adtech