Assinar

Cenp retoma debate sobre publicidade digital

Buscar

Cenp retoma debate sobre publicidade digital

Buscar
Publicidade
Mídia

Cenp retoma debate sobre publicidade digital

Em reunião, associados reforçaram categorização de veículos do setor e retomaram debate sobre adequações do mercado


26 de novembro de 2019 - 15h14

Cenp concordou em evoluir com estudos sobre assimetria e transparência no setor (Crédito: Startup Stock Photos/ Pixabay)

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) reuniu, na semana passada, anunciantes, agências e veículos no âmbito de seu Comitê Técnico-Digital para debater o desenvolvimento do setor. Na reunião, os associados presentes enfatizaram que concordam com determinação de julho a respeito da categorização com Veículos de Divulgação/Comunicação daquelas empresas que tiveram receita publicitária.

Essa decisão, que poderia ter efeito regulatório sobre empresas como Google e Facebook, culminou na desassociação do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) da entidade, alegando “preocupação com a maneira com que certas atualizações dessas regras têm sido apresentadas”. No episódio, o IAB afirmou que não tinha direito a voto nas resoluções do Conselho. Segundo o Cenp, o fato de não ser uma entidade fundadora colocava esse limite, mas as resoluções da entidade costumavam ser tomadas em consenso.

Em outubro, o IAB publicou um documento em que analisava a legislação do setor publicitário e indicava contradições desses textos em relação à autorregulação, uma das principais defesas do Cenp. O impasse permanece, embora ambas as entidades manifestem desejo de debate e eventuais adaptações no sentido de reinserir players de publicidade digital nas discussões das regras de mercado.

Na reunião de 19 de novembro, os associados do Cenp também reforçaram que a entidade é o “fórum adequado para o debate de qualquer ajuste normativo, em termos de autorregulação”. E ainda concordaram que devem aprofundar os estudos sobre assimetria e transparência nos preços de publicidade digital em várias modalidades, e sobre a remuneração de agências na negociação de mídia com os veículos.

Nesse ínterim, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) procurou o Cenp para associar-se. A expectativa é ter aprovação sobre seu ingresso em reunião de diretores do Conselho em 10 de dezembro. A instituição representa cerca de 600 empresas que prestam serviços digitais, incluindo agências, assessorias, ad techs e desenvolvedoras, entre outras.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas

    BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas

    Faturamento do reality da Globo já pode ter ultrapassado a casa dos R$ 600 milhões e deve ampliar as cifras após a estreia, no dia 13 de janeiro

  • MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo