Circulação dos maiores jornais do País cresce em 2019
Impulsionados pelas assinaturas digitais, Folha de S.Paulo, O Globo e Super Notícia registraram aumento na média geral de edições
Circulação dos maiores jornais do País cresce em 2019
BuscarCirculação dos maiores jornais do País cresce em 2019
BuscarImpulsionados pelas assinaturas digitais, Folha de S.Paulo, O Globo e Super Notícia registraram aumento na média geral de edições
Bárbara Sacchitiello
21 de janeiro de 2020 - 15h34
Atualizada em 23/1, às 21h39, com posicionamento do Grupo RBS
Três dos cinco maiores jornais do País registraram crescimento na média da circulação do ano de 2019. Dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) apontam que, no ano passado, a média das circulações da Folha de S.Paulo, O Globo e Super Notícia cresceu na comparação com a média anual de 2018.
Líder no segmento do País, a Folha registrou uma média mensal de 328.438 exemplares de acordo com o IVC. O número representa um aumento de 6,4% na comparação com a circulação registrada pela Folha no ano anterior. Para esse cálculo, o IVC considera a soma dos dados de circulação impressa com os de circulação digital.
Segundo colocado no ranking, o Globo registrou um aumento de 7,2% na circulação geral, em comparação com 2018, alcançando o número de 323.172 exemplares. O Super Notícia, de Minas Gerais, também ampliou sua circulação em 2019, alcançando uma média de 193.105 (3,1% superior à registrada em 2018).Embora o Estadão tenha registrado uma ligeira queda de 0,8& na média geral de circulação em 2018, o veículo também cresceu quando se analisa somente a parte de assinaturas digitais. Nesse meio, o jornal viu sua circulação subir 5,5% em 2019 na comparação com o ano anterior.
O Zero Hora, de Porto Alegre, também teve um recuo em sua média geral de circulação (impresso + digital), que passou de 181.183 exemplares em 2018 para 163.594 no ano passado. O grupo RBS, no entanto, faz uma ponderação em relação aos dados. Em nota, o grupo informa que seu produto Digital, o GaúchaZH, não é contabilizado pelo IVC. Veja a íntegra do posicionamento do grupo.
“O Grupo RBS informa que seu principal produto digital é GaúchaZH, a união de Zero Hora e Rádio Gaúcha, que fechou o ano de 2019 com 106.624 assinantes puramente digitais, 19% a mais do que em 2018. O IVC não contabiliza assinaturas digitais desvinculadas da réplica (flip) do jornal, não considerando o real crescimento do negócio de assinaturas digitais e sua relevância.”
Veja, abaixo, a tabela que mostra a circulação média dos maiores jornais do País em 2018 e 2019:
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra