CNN: do anúncio no Brasil à festa de lançamento
Há um ano, canal jornalístico anunciava sua versão brasileira, que acabou adiada para 2020; relembre as contratações da emissora, que fará evento de lançamento no dia 9 de março
CNN: do anúncio no Brasil à festa de lançamento
BuscarCNN: do anúncio no Brasil à festa de lançamento
BuscarHá um ano, canal jornalístico anunciava sua versão brasileira, que acabou adiada para 2020; relembre as contratações da emissora, que fará evento de lançamento no dia 9 de março
Bárbara Sacchitiello
14 de janeiro de 2020 - 15h43
No dia 14 de janeiro de 2019, duas notícias mexeram com o cenário televisivo do País. A Record anunciou que Douglas Tavolaro, que desde 2009 liderava o pilar do jornalismo da emissora, estava de saída e, em seu lugar, assumiria Antônio Guerreiro. Bastaram alguns minutos para que a imprensa – e o público – descobrissem as razões da mudança: Tavolaro deixara a casa para assumir a missão de estruturar a versão brasileira do canal de notícias CNN. O projeto conta com investimento do empresário Rubens Menin, fundador da MRV Engenharia.
Um ano depois desse anúncio, a emissora jornalística ainda não está em operação, conforme prometeram os líderes do projeto ao anunciar o licenciamento da marca. A estreia, no entanto, já está marcada. Nesta terça-feira, 14, a CNN Brasil divulgou um comunicado sobre seu evento oficial de lançamento no País, que será realizado no dia 9 de março na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, segundo o canal, serão detalhadas a estrutura da programação e grade. O canal entrará no ar no mesmo mês.
Neste ano de preparação da estrutura, o canal de notícias conseguiu chamar a atenção do público ao noticiar a contratação de nomes conhecidos do jornalismo nacional – muitos deles, tirados da concorrência, como Monalisa Perrone, Mari Palma e Phellipe Siani, além de Evaristo Costa e William Waack.Se na TV paga o canal ainda não estreou, nas redes sociais a CNN Brasil já vem desenvolvendo uma comunicação ativa com o espectador há meses. Pelos canais oficiais, a emissora anuncia as contratações e mostra os bastidores dos estúdios e das redações montadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Além daqueles que ficarão na frente das câmeras, o canal também foi atrás de nomes da área executiva para gerir as principais áreas. Para liderar o comercial, Tavolaro trouxe Marcus Vinícius Chisco, que por anos foi o responsável pela área de merchandising da RecordTV. Além dele, a CNN Brasil também contratou Américo Martins como diretor de conteúdo e Anthony Doyle, ex-nome forte da Turner no Brasil.
Veja os principais acontecimentos e contratações da CNN Brasil após um ano do anuncio do lançamento do canal:
Janeiro/2019
Douglas Tavolaro e Rubens Menin anunciam a criação da versão brasileira do canal de notícias CNN.
Fevereiro/2019
CNN Brasil anuncia sua primeira contratação: Américo Martins, que assumiu o cargo de vice-presidente de conteúdo do canal.
Março/2019
Emissora apresenta sua identidade visual no País.
Abril/2019
Canal investe na composição das equipes que irão gerir os assuntos comerciais e a área de inteligência de mercado. Ex-executivo da RecordTV, Marcus Vinicius Chisco é contratado como vice-presidente comercial.
Maio/2019
Canal começa as primeiras operações em uma sede provisória, localizada em São Paulo.
Junho/2019
O canal anuncia os primeiros nomes conhecidos do público para compor as bancadas: Evaristo Costa e William Waak; no mesmo mês, canal também inaugura seus perfis nas redes sociais para comunicar as novidades ao público.
Julho/2019
Para o cargo de vice-presidente de distribuição, o canal contrata Anthony Doyle, executivo que já ocupou as funções de vice-presidente regional de distribuição e diretor executivo de conteúdo da Turner no Brasil; ainda em julho, o canal contratou Mari Palma e Phelippe Sianni, jornalistas da TV Globo.
Agosto /2019
Douglas Tavolaro e presidente global da AT&T, Randall Stephenson, vão à reunião em Brasília para discutir sobre a fusão entre a companhia e a AT&T.
Setembro/2019
Apresentadora Monalisa Perrone, da Globo, é anunciada como a nova âncora do canal.
Novembro/2019
Emissora define os locais de seu escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília.
Dezembro/2019
Jornalista Daniela Lima, apresentadora do programa Roda Viva e colunista da Folha de S.Paulo, é contratada pelo canal
Janeiro/2020
Canal anuncia sua festa de lançamento em São Paulo. Evento será realizado na Oca, no Parque do Ibirapuera, no dia 9 de março e contará com a presença dos executivos e jornalistas da casa, além de autoridades, profissionais do mercado publicitário e imprensa.
Compartilhe
Veja também
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome