Assinar

Cofundador da OpenAI apresenta sua própria empresa de tecnologia

Buscar

Cofundador da OpenAI apresenta sua própria empresa de tecnologia

Buscar
Publicidade
Mídia

Cofundador da OpenAI apresenta sua própria empresa de tecnologia

Ilya Sutskever inaugura a Safe Superintelligence, que quer criar máquinas tão inteligentes quanto humanos de forma segura


20 de junho de 2024 - 13h58

Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI, acaba de lançar sua própria startup de inteligência artificial, informa a Bloomberg.

cofundador openai

Ilya Sutskever: cofundador da OpenAI apresenta a (Crédito: Reprodução)

Batizada de Safe Superintelligence (Superinteligencia Segura, na tradução livre), a nova empresa visa criar máquinas mais inteligentes que os seres humanos, mas de maneira segura.

Sutskever participou da fundação da OpenAI em 2015 ao lado de Sam Altman, atual CEO, Greg Brockman, Elon Musk, e outros. O executivo deixou a companhia em maio e, à época, adiantou que daria início a um novo projeto, conforme indica o veículo.

Já segundo a CNBC, a Safe Superintelligence tem entre os fundadores Daniel Gross, que liderou projetos de IA para a Apple, e Daniel Levy, que também trabalhou na OpenAI. Ainda não há informações sobre financiamento da empresa e valor arrecadado.

Além disso, o cofundador foi um dos apoiadores da saída de Altman do cargo de liderança em novembro do ano passado. A dona do ChatGPT demitiu o CEO, alegando falta de confiança por parte do conselho, após um processo de “revisão deliberativa”. Mira Murati, chief technology officer da OpenAI, substituiu Altman até sua volta, dias depois.

Dentro da OpenAI, o Sutskever auxiliou na formação de uma equipe de “superalinhamento” de IA. A iniciativa, segundo o The New York Times, visava garantir que tecnologias do tipo não causassem danos à humanidade.

Outro cofundador que deixou a OpenAI para fundar seu próprio negócio foi Elon Musk. Ainda que não estivesse mais ativamente na OpenAI desde sua criação, o bilionário fundou a xAI. No mês passado, a empresa captou US$ 6 bilhões em uma rodada de série B.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro

  • Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH