Bárbara Sacchitiello
12 de julho de 2024 - 6h01
Casa do Dragão, da Max: plataforma negociou três das quatro cotas de patrocínio oferecidas aos anunciantes (Crédito: Divulgação)
Nesta semana, a plataforma Max divulgou à imprensa que já conseguiu vender quase todas as cotas de patrocínio que havia oferecido ao mercado no plano comercial da segunda temporada da série A Casa do Dragão.
No início do mês, apenas alguns dias depois de ter unificado os serviços de Disney+ e Star+ em uma única plataforma, a companhia divulgou que dezenas de anunciantes já haviam decidido investir suas verbas de mídia em seu universo de conteúdo.
Esses movimentos recentes sinalizam uma estratégia que tende a se tornar corriqueira no ambiente das plataformas de streamings: a elaboração de pacotes e planos comerciais específicos para determinados conteúdos de seu catálogo.
Assim que anunciaram que abririam as fronteiras para os anúncios publicitários como forma de captar novas fontes de receitas além das tradicionais assinaturas, as plataformas de streaming tiveram que desenvolver um conjunto de estratégias comerciais para atrair anunciantes e mapear as formas mais adequadas de tornar seu conteúdo atrativo comercialmente.
E, nesse contexto, um dos elementos mais valiosos são os conteúdos originais e produções que podem ter um forte apelo perante o público. Por isso, a plataforma Max embalou todo o universo Game of Thrones em pacote comercial voltado à estreia da nova temporada de A Casa do Dragão.
Para o pacote Ad Lite da plataforma, a Max preparou um plano comercial com quatro cotas de patrocínio. Três delas já foram adquiridas por Hoteis.com, Nubank e Volkswagen.
Segundo a Max, esse modelo comercial contempla inserções das marcas no chamado Universo Westeros, que contempla a segunda temporada de A Casa do Dragão, bem como da primeira temporada e de toda a saga Game oh Thrones.
Segundo a Warner Bros. Discovery, os formatos de anúncios nessa fase da plataforma são title sponsorship, pré e mid roll (exibidos no título, antes do início e no meio da transmissão).
Disney e a publicidade no streaming na América Latina
A Disney também passou a se posicionar como uma opção de mídia aos anunciantes no fim de junho, quando unificou as plataformas do Disney+ e Star+ em um único serviço, que manteve a marca Disney+.
Segundo a companhia, logo após a unificação das plataformas, mais de 60 anunciantes em toda a América Latina já investiram para exibir suas campanhas e mensagens no plano Disney+ Padrão com Anúncios, que passou a ser oferecido nos mercados do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.
Segundo a Disney, entre esses primeiros anunciantes a experimentarem o serviço de anúncios da plataforma estão marcas como Visa, Grupo Boticário, Coca-Cola, Nestlé e Burger King.
Para potencializar as entregas e se mostrar como uma plataforma atrativa para as marcas, a Disney apostou na união de marcas de conteúdo de seu universo, como Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, ESPN e Star.
Netflix e a personalização dos anúncios
Com 40 milhões de assinantes de seus planos com anúncios em todo o mundo, a Netflix, que passou a adotar a fonte de receita um pouco antes que as concorrentes, vem investindo para diversificar as opções disponíveis aos anunciantes.
Em seu primeiro upfront presencial, realizado em Nova York, a empresa anunciou a criação de plataforma proprietária que une compra de mídia, insights e novas formas de mensurar impactos de campanhas.
A ideia da plataforma de streaming é estimular a criação de campanhas mais personalizadas, originais e inovadoras por meio de seu próprio ecossistema.
Ainda sem nome definido, a in-house advertising technology platform será lançada até o fim deste ano no Canadá. Até o final de 2025, o serviço deve chegar aos outros 12 mercados nos quais a empresa já oferece planos com anúncios – entre eles, o Brasil.