Reality: a aposta de anunciantes em busca de engajamento
Na semana passada, Tilibra anunciou Hack Room, reality voltado à geração Z; investimento no formato também foi feito por Leroy Merlin, Pantene e outras empresas
Reality: a aposta de anunciantes em busca de engajamento
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Bárbara Sacchitiello
19 de fevereiro de 2020 - 6h00
O interesse do público por reality shows faz com que as marcas, já há muitos anos, coloquem esse tipo de conteúdo em suas estratégias de marketing. Mais do que patrocinar realities exibidos por canais de TV (como Big Brother Brasil, Masterchef e A Fazenda) algumas empresas adotaram a proposta de criar o seu próprio reality show, destacando seus produtos, serviços e seu universo de atuação.
Na semana passada, a Tilibra e a agência Talent Marcel anunciaram o Tilibra Hack Room, reality show criado e produzido em parceria com a Webedia. O projeto mostrará seis diferentes jovens competindo para mostrar a um júri quem é o criador da ideia mais inovadora. Os episódios serão apresentados pela gamer Malena. Ao anunciar o formato, a Tlibra destacou que o reality nasceu após uma cuidadosa pesquisa sobre o estilo de seu público-alvo. “Entendemos o perfil engajado e empreendedor desta geração e buscamos criar um conteúdo que fizesse sentido com o propósito da marca”, comentou, em nota, Danielle Melo, gerente de marketing digital da Tilibra.O Hack Room também apresentará ações de marketing da marca em seus episódios, que terão cobertura nos sites Purebreak, Hypeness, IGN e AdoroCinema.
Não é a primeira vez que a Tilibra aposta em um jogo da vida real para se conectar com a sua audiência. Em 2017, também com a Talent Marcel, a fabricante de materiais de papelaria promoveu O Rei da Internet, reality que pretendia selecionar youtubers amadores para ajudá-los a incrementar sua produção de conteúdo. Os desafios semanais dos participantes eram exibidos na MTV e também nas redes sociais.
Também transmitido pela tela da MTV, um dos mais conhecidos realities criados por marcas foi o Cabelo Pantene, que por duas edições selecionou garotas de diferentes estilos para selecionar aquela que protagonizaria as futuras campanhas dos produtos da marca. O formato foi criado pela Endemol Shine Brasil, com participação da agência Grey. O reality, que teve Hugo Gloss como apresentador, foi exibido na MTV em sua primeira edição, em 2017. Já no ano seguinte, o programa chegou à TV aberta, pelo SBT.
No ano passado, a Endemol Shine Brasil anunciou que o formato do branded content seria o primeiro projeto patrocinado nacional a ganhar outros mercados: Cabelo Pantene ganhou uma versão em Portugal, exibida em 2019.
Reforma certa
Embora não tenha sido um programa independente – e sim um quadro dentro do É de Casa, da Globo – a Leroy Merlin também teve seu reality show na TV. No ano passado, a marca foi a protagonista do Reforma Certa, atração que, em 12 episódios, mostrou todas as etapas da reforma do apartamento do apresentador Zeca Camargo. O projeto foi desenhado pela FCB Brasil e contou também com conteúdo multiplataforma no GShow, com dicas reforma e decoração para os espectadores.
Chá dos Sonhos
No começo de 2020, a TV paga também ganhou um reality show planejado por uma marca. Exibido no Discovery Home & Health, Chá dos Sonhos – Lá Vem o Bebê, foi desenvolvido entre o canal e a marca de fraldas Pampers, da P&G e a produção ficou sob a responsabilidade da Formata. Ao longo de seis episódios, a apresentadora e a triz Milena Toscano presenteiam mães com chás de bebês temáticos.
O Próximo Nº1
No ano passado, o universo da música sertaneja serviu de inspiração para o reality show O Próximo Nº1 VillaMix, que pretendia revelar um talento do gênero no País. Apresentado pelo cantor Luan Santana, o projeto da Brahma envolveu o VillaMix Festival, a Endemol Shine Brasil e o Google. A agência Africa também participou do reality, que foi gravado no YouTube Space, no Rio de Janeiro.
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