Com Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados
Plataforma de streaming passa a informar a lista dos filmes e séries mais vistos a cada dia; recentemente, companhia também abriu dados de assinantes por continente
Com Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados
BuscarCom Top 10, Netflix dá passo em direção à abertura dos dados
BuscarPlataforma de streaming passa a informar a lista dos filmes e séries mais vistos a cada dia; recentemente, companhia também abriu dados de assinantes por continente
Bárbara Sacchitiello
27 de fevereiro de 2020 - 6h00
Mais popular plataforma de streaming do mundo, a Netflix sempre teve o sigilo como uma de suas principais políticas de negócios. Dados em relação ao número de assinantes em todo o mundo e sobre a audiência dos conteúdos oferecidos em seu cardápio eram divulgados raramente e de forma esporádica. Neste ano, no entanto, a companhia parece disposta a abrir um pouco de sua caixa de informações.
Em janeiro, pela primeira vez, a Netflix divulgou dados de sua base de assinantes fora do mercado dos Estados Unidos. Com o objetivo de convencer investidores a continuarem apostando em seu modelo de negócio, a companhia decidiu revelar que havia superado a marca dos 90 milhões de clientes fora do território estadunidense. Não foi dessa vez, no entanto, que a plataforma foi transparente em relação ao seu desempenho em cada País. Mesmo assim, alguns dados continentais tornaram-se públicos – entre eles, a informação de que a empresa já ultrapassa os 29 milhões de assinantes em toda a América Latina.
Agora, a Netflix decidiu abrir um pouco mais os dados em relação ao desempenho de seus conteúdos. A plataforma anunciou, nesta semana, os usuários brasileiros – assim como os de outros mercados – poderão ver quais são os filmes e séries mais assistidos, naquele dia, em seu País. A ferramenta já vinha sendo testada no ano passado nos mercados do Reino Unido e México e, agora, será estendida a todo o mundo.De acordo com a empresa, a lista do top 10 será atualizada diariamente e ficará visível assim que o usuário fizer login na plataforma. Segundo a Netflix descreveu em seu blog oficial, a proposta é fornecer mais informações às pessoas acerca da preferência do público em relação às séries, filmes e demais conteúdos.
Novas métricas
A lista dos campeões de audiência passa a ser disponibilizada após a Netflix ter anunciado uma importante mudança nas métricas utilizadas para contabilizar os conteúdos assistidos em sua plataforma. Desde janeiro, a Netflix passou a considerar que um conteúdo (filme ou um capítulo de série) foi assistido quando um usuário o sintonizou por mais de dois minutos. Antes, era necessário assistir, no mínimo, a 70% do conteúdo da produção para que a plataforma computasse a audiência daquele produto. Com essa mudança, a expectativa era de que a Netflix passasse a contar com uma média de audiência 35% maior em seus conteúdos.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo