Com TV japonesa, Globo testa 8K ao vivo
Emissora participou de uma sessão para testar a tecnologia ultra HD em parceria com centro de pesquisa da rede de TV NHK
Emissora participou de uma sessão para testar a tecnologia ultra HD em parceria com centro de pesquisa da rede de TV NHK
Meio & Mensagem
25 de junho de 2014 - 10h00
Alguns estudantes, jornalistas, engenheiros e pesquisadores tiveram a oportunidade de assistir à vitória do Brasil sobre a seleção de Camarões na ultima segunda-feira, 23, em uma resolução nunca vista na TV brasileira. Para testar a tecnologia 8K, a Globo, em parceria com a rede de televisão japonesa NHK, realizaram um experimento durante o jogo da Copa do Mundo.
A sessão foi realizada no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e contou com a parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT). A tecnologia 8K oferece uma resolução 16 vezes maior do que o HD e já vem sendo testada no Japão. A previsão é de que o país asiático inicie as primeiras transmissões com a tecnologia, chamada de ultra HD, em 2016 e que, em 2020, a qualidade de imagem já esteja disponível a todo o mercado de televisão japonês.
Além de acompanharem a partida da seleção brasileira, os pesquisadores e convidados da sessão também assistiram a vídeos explicativos e participaram de debates sobre a nova tecnologia. A Globo e a NHK já vem testando a tecnologia 8K em outras ocasiões. No carnaval do ano passado, a rede de TV japonesa veio ao Brasil para captar imagens dos desfiles da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, em ultra HD. As gravações serviram de estudos para o aprimoramento da tecnologia no Japão.
Compartilhe
Veja também
O que alegam as partes no caso antitruste da Meta nos EUA?
Meta nega as acusações de monopólio do mercado com depoimento do CEO e fundador, Mark Zuckerberg, enquanto o Federal Trade Comission (FTC) alega o enfraquecimento dos serviços oferecidos pela big tech, entre outros
TV Aparecida expande grade de programação ao completar 20 anos
Em busca de ampliar seu segmento de atuação e conversar com novos públicos, emissora passa a contar com programas de entretenimento e saúde