Assinar

Como a indicação ao Oscar pode fortalecer a Netflix

Buscar

Como a indicação ao Oscar pode fortalecer a Netflix

Buscar
Publicidade
Mídia

Como a indicação ao Oscar pode fortalecer a Netflix

O reconhecimento ajudará a Netflix a ampliar sua gama exclusiva de cineastas


23 de janeiro de 2019 - 14h41

Produção da plataforma de streaming recebeu dez indicação da Academia (Crédito: reprodução)

 

Do AdAge*

Pela primeira vez, a gigante do streaming Netflix ganha espaço nos holofotes de Hollywood ao receber uma indicação ao Oscar de melhor filme com o longa-metragem Roma.

O olhar semiautobiográfico do diretor Alfonso Cuarón, sobre a vida de uma empregada da Cidade do México e a família a que ela serve recebeu dez indicações ao total, empatando com The Favourite (A Favorita). Cuarón foi indicado a melhor direção e fotografia, enquanto Yalitza Aparicio foi indicada a melhor atriz e Marina de Tavira, que interpreta a matriarca da família, conseguiu a indicação de melhor atriz coadjuvante. O filme ainda concorre nas categorias melhor filme em língua estrangeira, roteiro original, edição de som, mixagem de som e direção de arte.

Os aplausos da Academia a Roma são uma forma de reivindicação da Netflix, que luta para que Hollywood aceite sua estratégia de lançamento focada em streaming. A plataforma deu a Roma um lançamento limitado antes de disponibilizá-lo aos assinantes, mas prefere uma estreia simultânea de cinema e vídeo, o que causou a ira dos expositores internacionais. Grandes cadeias de cinema, como AMC Entertainment Holdings Inc. e Cinemark Holdings Inc. se recusaram a exibir o filme.

O reconhecimento da Academia também ajudará a Netflix na busca pela construção de uma base exclusiva de cineastas, produtores e atores para competir com os estúdios de Hollywood, que começaram a retirar seu conteúdo da plataforma do distribuidor digital, ao mesmo tempo que planejam seus próprios serviços online.

Concorrente da Netflix, a Amazon teve uma indicação na categoria de melhor filme em 2017 com Manchester by the Sea (Manchester à Beira-Mar), mas não venceu. Ao contrário da Netflix, a Amazon respeitou as tradicionais janelas de lançamento dos expositores. Este ano, o filme polonês Cold War (Guerra Fria) recebeu três indicações de melhor diretor, fotografia e filme de língua estrangeira.

As indicações para o Oscar, que será entregue em 24 de fevereiro, também trouxeram um marco histórico para a Marvel Studios, da Walt Disney Co., com Pantera Negra, primeiro filme de super-herói a ser indicado na principal categoria da premiação. O filme recebeu sete indicações no total.

—Bloomberg News

*Tradução: Amanda Schnaider

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade

  • Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização