Como a Netflix irá fiscalizar o compartilhamento de contas?
Plataforma divulga as primeiras informações a respeito da nova política de controle nos Estados Unidos
Como a Netflix irá fiscalizar o compartilhamento de contas?
BuscarComo a Netflix irá fiscalizar o compartilhamento de contas?
BuscarPlataforma divulga as primeiras informações a respeito da nova política de controle nos Estados Unidos
Bárbara Sacchitiello
2 de fevereiro de 2023 - 12h42
A notícia de que a Netflix, nos Estados Unidos, começou a dar os detalhes de como fará o controle do compartilhamento de logins e senhas entre os seus usuários vem repercutindo entre o público brasileiro.
No último doa 31, a plataforma de streaming deu os primeiros indícios de como fará esse controle no mercado estadunidense, em cumprimento ao que havia já sinalizado em março de 2022, quando declarou que, em breve, alteraria as regras para o compartilhamento de logins e senhas entre seus usuários.
A Netflix chegou a declarar publicamente que a prática de compartilhamento de senhas trazia problemas financeiros para a companhia, já que várias pessoas diferentes consumiam o conteúdo da plataforma sem, de fato, pagar por uma assinatura.
Em março do ano passado, a empresa anunciou que não permitiria mais o compartilhamento e conta entre usuários que morassem em residências diferentes e que cobraria uma taxa adicional de quem quisesse seguir compartilhamento seu login e senha.
Até julho de 2022, apenas Chile, Costa Rica e Peru tinham essa taxa extra, em caráter de teste. Após aquele mês, contudo, a Netflix incluiu Argentina, República Dominicana, El Salvador, Guatemala e Honduras entre os mercados em que cobrava pelo compartilhamento extra.
Nos Estados Unidos, a plataforma deu alguns detalhes a respeito das regras da nova política de gerenciamento de contas. Segundo a plataforma, uma conta de um usuário poderá ser compartilhada, mas apenas entre pessoas da mesma família e que residam na mesma casa.
Os dispositivos conectados devem ser associados a um local principal e, para isso, a Netflix solicitaria que, a cada 31 dias, os usuários que compartilham aquele login assistam a algo da Netflix, conectados aquele wi-fi, ao menos uma vez.
Esse login, segundo a companhia, permitirá a identificação dos dispositivos (sejam TVs conectadas, notebooks, smartphones, etc) como confiáveis pela Netflix.
Em caso de viagens ou de login em novos aparelhos, a plataforma concederá um código, que será válido por alguns dias, para que os assinantes possam fazer a nova conexão.
A Netflix deixa claro, contudo, que não será mais possível compartilhar a conta com pessoas que morem em casas diferentes. Se um login for feito nessas condições, segundo a plataforma, o acesso será bloqueado.
A Netflix não detalhou, ainda, quando pretende consolidar as novas regras nos Estados Unidos e nem sobre a aplicação das novas diretrizes em outros mercados internacionais, incluindo o Brasil.
A notícia gerou bastante repercussão nas redes sociais, com usuários reclamando das novas regras da plataforma.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo