Assinar

Comscore investe em métricas combinadas

Buscar

Comscore investe em métricas combinadas

Buscar
Publicidade
Mídia

Comscore investe em métricas combinadas

Empresa cria projetos que visam unir dados digitais com parceiros que realizam a mensuração de meios tradicionais


20 de julho de 2022 - 6h00

 

Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da Comscore para América Latina, detalha apostas da empresa em parceria e insights (Crédito: Arthur Nobre)

Na crescente experiência ominichannel, veículos de mídia, agências e anunciantes precisam de dados mais complexos e unificados para realizar suas vendas e apostas. Tendo em vista essa necessidade, a Comscore lança a plataforma Comscore Total Digital, que une métricas digitais de páginas na web, aplicativos e sites com métricas sociais, das plataformas de vídeo e redes. De acordo com a empresa, os painéis visam economizar tempo para os anunciantes e oferecer mais insights e inteligência para players do mercado.

Conforme Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da Comscore para América Latina, o Comscore Total Digital é resultado de uma combinação do repertório da Comscore com os relatórios da Shareablee, empresa de análise de marketing em social adquirida pela primeira em dezembro de 2021. A ideia é ter uma visão 360º do que ocorre no universo digital, incluindo o social e não mais considerando ambos universos aparte.

Na primeira etapa de lançamento do relatório, as métricas tradicionais e sociais estarão lado a lado, para comparativo. Em seguida, a Comscore passará a realizar uma sobreposição dos insights para obter revelações novas sobre audiências de ambos os canais.

Essa não é a primeira empreitada da empresa em combinação de métricas. Segundo o executivo, a Comscore está trabalhando na união de dados de rádio digital com rádio tradicional em parcerias com os players que realizam a mensuração do meio de comunicação no Chile. Em outro projeto, a empresa estuda unir a mensuração tradicional de televisão com dados digitais para obter informações sobre alcance e frequência do que é exibido na TV no âmbito digital.

“No caso da televisão, poderia sim haver mais de uma empresa mensuradora. A televisão com a TV digital, televisão com TV conectada, televisão aumentada com digital. Não precisa ter uma, só que os concorrentes sejam capazes de integrar os dados. É o mesmo que estamos fazendo com as rádios. Nós não vamos mensurar rádio tradicional nunca, então para nós podermos entrar em mensuração cross radio, precisamos falar com parceiros. A indústria vai precisar abrir suas mentes e a dos clientes para dizer que não precisa ter só uma empresa de mensuração desde que sejam confiáveis e sejam capazes de se integrar com as demais”, coloca. Nos Estados Unidos, a Comscore realiza mensuração de televisão tradicional.

Em parceira com o IAB, a empresa empreenderá em um estudo sobre TVs conectadas na América Latina para compreender os hábitos de consumo da modalidade, o que muda em comparação com o televisor tradicional, as plataformas mais acessadas, tendências de audiência e conteúdo buscando delimitar se a TV conectada tem padrões semelhantes ao desktop, mobile ou TV tradicional. Serão realizadas entrevistas em profundidade com especialistas no tema e entrevistas quantitativas com perguntas pré-estruturadas no Brasil (cinco mil), México (cinco mil) e Argentina (dois mil).

“Vai permitir um benchmark, uma comparação do que está acontecendo com a TV conectada no Brasil e no restante da América Latina e vou comparar com o que está acontecendo fora dessa região. Esse estudo já tem muito interesse. Temos patrocinadores apoiando e estamos começando as primeiras entrevistas”, detalha. O lançamento do relatório está previsto para agosto.

Nova liderança

Este mês, a Comscore anunciou um novo executivo para assumir o cargo do então CEO Bill Livek, que comunicou sua intenção de se aposentar em fevereiro. O escolhido foi Jon Carpenter, que ocupava o cargo de Chief Financial Officer desde novembro de 2021. Apesar da aposentadoria, Bill Livek continuará a fazer parte do conselho da Comscore.

Segundo Fosk, não há mudanças à espreita com a mudança de CEO da empresa, com exceção da separação das áreas de mensuração de TV e digital, o que facilita a organização da empresa globalmente tendo em vista que a mensuração em televisão só ocorre nos Estados Unidos. Com isso, o executivo acredita que haverá mais investimentos na área digital.

“Tivemos um primeiro bate-papo com o novo CEO e a primeira coisa que ele falou é que as coisas continuam, há continuidade. A grande mensagem é que trouxeram uma pessoa que já conhece a companhia, que é parte do time executivo, que sabe como trabalhar. A Comscore teve muitas mudanças ultimamente e eu acredito que essa não é mais uma mudança”, conta.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra