Confirmado: Jornal da Tarde chega ao fim
Publicação deixa de circular a partir de novembro; Grupo Estado anunciou oficialmente o encerramento do título
Publicação deixa de circular a partir de novembro; Grupo Estado anunciou oficialmente o encerramento do título
Meio & Mensagem
29 de outubro de 2012 - 3h05
Conforme antecipou Meio & Mensagem, o Jornal da Tarde encerra suas operações no último dia deste mês, segundo comunicado distribuído nesta segunda-feira, 29. De acordo com o Grupo Estado, a estratégia da empresa se concentrará, a partir de agora, no seu principal título, o Estado de S. Paulo. O diretor presidente do grupo, Francisco Mesquita Neto, declarou que “o meio jornal é a segunda mídia mais importante para a publicidade, com o dobro de participação do terceiro colocado. Daí a estratégia de focar no Estadão, principal marca do Grupo, e de investir em uma plataforma digital mais robusta e avançada”.
Aos funcionários do Grupo Estado, Chico Mesquita assinou um comunicado também enviado nesta segunda-feira. Nele, o diretor presidente afirma que “ao longo de seus 46 anos de circulação, o JT foi pólo de inovação e criatividade e, com seu jornalismo dinâmico e design gráfico, influenciou gerações de leitores e de profissionais que nele trabalharam. Quero agradecer pela confiança e apoio de todos os que participaram dessa história: jornalistas, colunistas, publicitários, equipe de arte, integrantes das áreas comercial e administrativa, e das áreas de produção e distribuição”.
Durante as semanas recentes, o clima de tensão e dúvida era grande na redação do jornal. Além de não serem comunicados sobre o destino do título, os jornalistas lamentavam possíveis demissões e chegaram a decretar estado de greve. Um abaixo assinado circula na internet solicitando a manutenção das operações do Jornal da Tarde.
Um dos maiores sucessos editoriais do título, o Jornal do Carro será incorporado ao Estadão e transforma-se em uma marca multiplataforma, com presença na internet e continuidade do programa na rádio Estadão ESPN.
Durante o primeiro semestre do ano, o Grupo vinha estudando alternativas para o jornal, entre elas a mudança do perfil editorial, com apelo mais dirigido à chamada nova classe C, a transformação do título em tabloide. Um novo projeto gráfico já tinha sido anunciado pelo ex-diretor-presidente Silvio Genesini.
Fundado em 1966, o Jornal da Tarde foi um marco divisor no jornalismo brasileiro, ao incorporar um projeto gráfico audacioso, em que o uso de fotografias era mais estimulado, com a adoção de reportagens mais encorpadas e em estilo literário. Concebido por Mino Carta – atual editor da revista Carta Capital -, com o jornalista Murilo Felisberto, o jornal ficou conhecido por abrigar jovens talentos oriundos do jornalismo mineiro. O Jornal da Tarde completou 46 anos em 2012.
Organograma
O Grupo Estado vem passando uma série de mudanças estruturais nos últimos meses. Depois do fim do contrato com ex-diretor-presidente da companhia, Silvio Genesini, o membro do conselho de administração e herdeiro Chico Mesquita assumiu o comando do grupo. Foram alterados também os postos de comando em outras áreas estratégicas do Grupo Estado. No final de julho foi anunciado o nome de Christiano Nygaard, que fez carreira no Grupo RBS, como diretor do mercado leitor e operações. Deixaram ainda o Estado, nesse processo de reformulação, Fábio Costa, diretor de mercado anunciante, substituído por Rogério Gabriel Comprido, e o diretor comercial de mídias digitais, Maurício Palermo, que seguiu para Viacom, substituído por Carolina Tuttoilmondo.
Compartilhe
Veja também
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas