Conmebol renova parceria com IMG até 2030
Acordo inclui negociações comerciais, patrocínios e direitos de transmissão das competições de clubes da confederação no ciclo de 2027 a 2030
Acordo inclui negociações comerciais, patrocínios e direitos de transmissão das competições de clubes da confederação no ciclo de 2027 a 2030
Fernando Murad
6 de março de 2025 - 10h00
Botafogo foi o campeão da edição 2024 da Conmebol Libertadores (crédito: reprodução)
A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) renovou por mais quatro anos sua parceria com a agência de marketing esportivo IMG. O acordo é válido para o período de 2027 a 2030 e abrange a administração dos direitos comerciais, patrocínios e direitos de transmissão das competições de clubes da entidade esportiva.
O trabalho é realizado pela FC Diez Media, empresa criada para atender a Conmebol quando a confederação assinou seu primeiro contrato com a IMG, para o ciclo de 2019 a 2022. Na ocasião, a agência de marketing esportivo garantiu um mínimo de US$ 1,4 bilhão pelos quatro anos de contrato.
De acordo com Conmebol e FC Diez Media, a parceria registrou aumento de 43% nas receitas na comparação entre os ciclos de 2019 a 2022 e de 2023 a 2026. Além disso, estabeleceu recordes em 2024 em distribuição, audiência, patrocínio e digital fan engagement, alcançando público em mais de 190 países em todos os continentes.
A Libertadores Feminina, por exemplo, foi transmitida pela TV aberta pela primeira vez no ano passado. Nas mídias sociais, por sua vez, a Conmebol acumulou mais de 60 milhões de seguidores nos canais em português, espanhol e inglês.
A confederação é responsável pela organização das competições internacionais de clubes. São elas: Libertadores Masculina, Libertadores Feminina, Copa Sul-Americana, Recopa, Libertadores Sub-20, Libertadores Futsal, Libertadores Feminina Futsal, Libertadores Futebol de Praia e eLibertadores.
As competições de clubes da Conmebol têm 18 marcas internacionais. Amstel, Bwin (Sportingbet no Brasil), Coca-Cola, Crypto.com, EA Sports, Hyundai, Mastercard, Mapfre, Mercado Livre, MG Motor, Midea, TCL e ueno bank são patrocinadores. Já DHL, Powerade, Puma e Rexona são parceiros.
“O crescimento das vendas tem sido de ciclo a ciclo, perto de 50%. E vemos que o produto tem um potencial enorme para continuar crescendo em função da qualidade da distribuição e das parcerias”, afirma Diego Alfieri, general manager da FC Diez Media.
Amstel, Bwin/Sportingbet, Coca-Cola, Crypto.com, EA Sports, Hyundai, Mastercard, Mapfre, Mercado Livre e TCL patrocinam a Libertadores. Amstel, Bwin/Sportingbet, Coca-Cola, EA Sports, Mercado Livre, MG Motor, Midea e ueno bank patrocinam a Copa Sul-Americana. Amstel, Bwin/Sportingbet, Coca-Cola, EA Sports e Mercado Livre patrocinam a Recopa. Amstel, Coca-Cola, EA Sports, Mastercard e patrocinam a Libertadores Feminina.
No mercado brasileiro, os parceiros atuais da Conmebol são Globo, ESPN, Paramount+ e CazéTV, para a Libertadores. Já SBT, ESPN, Paramount+ e CazéTV transmitem a Copa Sul-ameriana. A Sportradar é parceira de ambas.
A Conmebol também tem parceria com Globo/Sportv, Band/Bandsports, Paramount+, CazéTV, GOAT, MeuTimão, Nosso Palestra e FlaTV para outros torneios de clubes.
A IMG também trabalha com Premier League, Major League Soccer (MLS), Confederation of North, Central America and Caribbean Association Football (Concacaf), Saudi Pro League, English Football League (EFL), Arabian Gulf Cup Football Federation, Confederation Africaine de Football (CAF) e Belgian Pro League.
Compartilhe
Veja também
Record fecha acordo com Federação e exibirá as duas semifinais do Paulista
Jogos entre Corinthians e Santos e entre Palmeiras e São Paulo terão exibição na TV aberta, por assinatura e no digital
Durante o Carnaval, Disney tira seus canais do ar no Brasil
Empresa havia anunciado o fim da distribuição do conteúdo na TV paga para focar na operação do streaming