Connected ads: série de podcast explora dados, interatividade e IA
Diretores de marketing da P&G Brasil, Outback e Cogna dividem oportunidades, estratégias e desafios na criação de uma publicidade conectada
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Thaís Monteiro
20 de dezembro de 2024 - 16h29
Em 2023, o investimento em publicidade digital no Brasil atingiu R$ 35 bilhões, um crescimento de 8% em relação a 2022, segundo o Digital AdSpend, relatório do IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media.
Nesse cenário de amplo investimento, alguns meios têm despertado a atenção de anunciantes com seus novos formatos, possibilidades de interação e maior segmentação. TV conectada, serviços de streaming, games, áudio digital e demais ambientes imersivos figuram entre eles.
Com jornada do consumidor mais fragmentada e complexa, os anunciantes enfrentam desafios diários para se manterem relevantes, criativos e eficazes. A busca por manter consistência na comunicação, engajar o público de maneira inteligente e não invasiva, além de mensurar os resultados de forma precisa são alguns dos tópicos que dominam as estratégias de marketing digital.
Como lidar com esses obstáculos, fomentar agilidade e previsões sobre como a inteligência artificial deve alterar a dinâmica são temas abordados na série de podcasts Connected Ads. Os episódios estão disponíveis nas plataformas de Meio & Mensagem e nas principais plataformas agregadoras de áudio.
O digital e o processo de digitalização dos meios tradicionais trouxeram mais assertividade às campanhas. A interpretação dos dados de forma mais profunda e a possibilidade de acompanhar melhor a jornada dos usuários permitiu que os anunciantes pudessem criar peças mais personalizadas. O desafio é manter a mensuração condizente com a necessidade de cada marca e garantir segurança de marca, sem perder de vista o potencial criativo das campanhas. No primeiro episódio, Marcos Bauer, CMO da P&G Brasil, debate mensuração, brand safety e consistência no universo dos connected ads.
Diariamente, o consumidor é exposto a uma grande quantidade de anúncios. O uso da interatividade para tornar o público participante ativo das experiências digitais é uma das estratégias que despontam. Neste episódio, Raquel Paternesi, diretora sênior de marketing, vendas e growth das marcas Outback, Abbraccio e Aussie, divide as possibilidades interativas em campanhas conectadas somada à importância da agilidade e do entretenimento para despertar o desejo do consumidor.
A inteligência artificial chega para dar um novo impulso para o marketing preditivo, com base no enriquecimento dos dados dos consumidores e o uso do machine learning, automações e algoritmos de recomendação. No terceiro episódio, Bernardo Marotta, sócio-diretor de maketing da Cogna, comenta as aplicações e tendências envolvendo o uso de inteligência artificial, dados e novas tecnologias na publicidade conectada.
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