Assinar

Consumo de streaming é maior entre pessoas pretas

Buscar

Consumo de streaming é maior entre pessoas pretas

Buscar
Publicidade
Mídia

Consumo de streaming é maior entre pessoas pretas

Smartphones são os dispositivos mais usados pelo grupo para acessar a internet e ver vídeos sob demanda


30 de novembro de 2021 - 12h47

No estudo “Potência preta: publicidade, streaming e desafios da inclusão”, a Nielsen e a Toluna mapearam as diferenças no consumo de streaming e publicidade entre pessoas pretas e brancas. De acordo com os resultados, usuários identificados como pretos consomem streamings com mais frequência do que brancos, mas em dispositivos mais acessíveis.

(Crédito: Shutterstock)

A pesquisa consultou 1.455 pessoas. Dessas, 49% se identifica como branco, 47% como preto. Os institutos de pesquisa ainda ressaltaram outros detalhes dos respondentes: das pessoas identificadas como pretas, 15% são LGBTQIA+, 40% tem entre 24 e 35 anos, 43% está no Sudeste, 37% está no Nordeste, 21% tem renda familiar de um salário mínimo e 29% tem renda entre dois e quatro salários mínimos. Os entrevistados responderam um questionário online como parte da pesquisa.

Em 24h, os respondentes pretos acessam streamings com mais frequência. Deles, 40% consome streaming diariamente e 36% semanalmente. Dos usuários brancos, 36% acessa diariamente e 40% semanalmente.

O consumo de streaming é maior em smartphones para ambos os grupos. Dos entrevistados, 66% das pessoas pretas e 54% das pessoas brancas usa o aparelho para consumir vídeos sob demanda. Já o uso de notebooks é maior entre brancos: 47% contra 36% dos usuários pretos.

Isso é refletido também no uso da internet em geral. Smartphones são usados por 71% dos negros e 65% dos brancos, enquanto o uso de computadores de mesa e notebooks é maior entre brancos. Usam computadores de mesa para acessar a internet 17% dos entrevistados brancos e 13% dos entrevistados negros. Já o notebook é usado por 14% dos brancos e 10% dos pretos.

Além desses dados, a pesquisa trouxe informações sobre o consumo de publicidade entre a população negra e a conversão. Conforme os entrevistados pretos, 69% diz ver publicidades de alimentos e 61% de eletrônicos. Apesar disso, 45% e 31% compraram os produtos, respectivamente. Segundo a Nielsen e Toluna, os dados refletem que o grupo ainda não tem o poder de compra adequado ao impacto publicitário que recebem por diversos motivos, como empregabilidade, acesso a educação e saúde.

**Crédito da imagem no topo: ARTsiri/Shutterstock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Kantar Ibope Media medirá audiência multiplataforma de jogos de futebol

    Kantar Ibope Media medirá audiência multiplataforma de jogos de futebol

    Empresa cria plataforma que unifica os dados dos espectadores de TV aberta, TV paga e streaming para as exibições do Brasileirão e da Copa do Brasil

  • ESPN remodela programação de futebol

    ESPN remodela programação de futebol

    Canal esportivo do grupo Disney apresenta a ‘Franquia F’ (Futebol), que visa trazer mais identificação e interatividade com os fãs do esporte