Assinar

Geek Power indica diferenças geracionais no consumo dos geeks

Buscar

Geek Power indica diferenças geracionais no consumo dos geeks

Buscar
Publicidade
Mídia

Geek Power indica diferenças geracionais no consumo dos geeks

Pesquisa do Omelete com a MindMiners detalha consumo de filmes, séries, games, streamers, e-Sports, animês e outros elementos ligados à cultura geek


30 de novembro de 2022 - 6h00

Tradicionalmente, durante o Unlock, evento de negócios pré-CCXP do Omelete, o grupo apresenta a pesquisa Geek Power, um levantamento feito em parceria com a MindMiners cujo intuito é compreender os hábitos de consumo dos geeks. Este ano, o estudo incluiu as divergências e concordâncias no perfil consumidor dos millennials e dos geeks da geração Z.

 

Geek Power detalha consumo geek

(Crédito: Divulgação/Diego Padilha)

A edição da Geek Power deste ano contou com 6.678 respondentes no total, que se submeteram a uma pesquosa quantitativa online realizada em outubro de 2022. A maioria (66%) desse público está na casa entre 22 a 39 anos e possui ensino superior completo (38%). Eles estão bem divididos entre as classes sociais e grande parte (47%) investe seu dinheiro. A maioria (65%) é solteira e 81% não tem filhos. Em termos de locomoção, 52% não tem carro próprio, cerca de 40% usa ônibus para se locomover.

O que é ser geek?

Quando o Omelete foi criado, há 20 anos atrás, o termo “geek” nem era usado, lembrou Pierre Montovani, CEO do grupo. Isso acontece, em parte, porque o termo “geek” se tornou uma forma de ressiginificar a imagem esteriotipada do nerd. Enquanto o nerd é descrito como um membro tradicional, introvertido, mais técnico e acadêmico, os geeks são considerados os nerds contemporrâneos, comunicativo, cool e especialista em cultura pop. No levantamento, 56% se considera geek e 51% nerd.

Hoje, a cultura geek se faz presente no mercado de cinema, de séries, animações, games, HQs, jogos de tabuleiro, entre outros.

Diferenças geracionais entre geeks

O estudo mapeou os valores dos geeks de diferentes gerações, principalmente a Geração Millennial e Geralção Z. Os geek millennials são formados por uma maioria masculina e estão inseridos em uma comunidade esteriotipada e menos inclusiva. Eles são grandes conhecedores da cultura nerd.

Em termos de consumo de conteúdo, eles preferem material informativo, vídeos longos e mais explicativos e aprender sobre a cultura nipônica; são maratonistas de série, críticos de cinema, são saudosistas e relembram o passado de forma nostálgica.

Seu consumo de games é pautado em universos mais “hardcore” e em jogos para computadores e consoles de videogame.

Ao consumir histórias em quadrinhos, o millennial se preocupa mais com questões técnicas e adaptações cinematográficas.

Já os geeks da Geração Z tem maior presença feminina e estão em uma comunidade mais plural e inclusiva. Esse aspecto é reforçado no conumo de HQs, em que eles buscam representação racial e de gênero.  Eles consideram que a cultura geek é mainstream e estão inteirados de curiosidades e fofocas da cultura pop.

No consumo de conteúdo, a Geração Z gosta de se identificar com os personagensprefere vídeos curtos e engraçados, ou então de lifestyle e brincadeiras do universo otaku. Eles descobrem coisas do passado que passaram batido e começam a amar tal descoberta.

Nos games, eles estão presentes casualmente e fazem maior uso do celular para jogar.

Apesar dessas divergências, ambos os grupos consomem animações, vão ao cinema rotineiramente, conversam e brincam sobre elementos desse universo e vão à eventos sobre a cultura na qual estão inseridos.

Consumo geek de filmes e séries

A Netflix segue como a plataforma de streaming favorita do público, concentrando 34% das respostas. Em seguida está a HBO Max (23%), mas 12% afirma não ter um serviço favorito. A Netflix também é a que tem mais assinantes (88%), disputando lugar com o Prime Video (84%). Disney, HBO Max e Star+ seguem ambos.

O streaming é consumido diariamente por 45% dos entrevistados. O device mais utilizado é a Smart TV (45%) e a pandemia fez com que 47% aumentassem o consumo de filmes e séries.

O gênero de conteúdo audiovisual favorito do público é aqueles com super-heróis, voto de 44% dos respondentes. Em seguida estão ficção-científica (35%) e animação (34%).

Os filmes mais aguardados por eles são Homem Formiga e a Vespa, Guardiões da Galáxia Vol. 3 e The Marvels, todos do universo da Marvel. Já as séries mais cobiçadas atualmente são: House of the Dragon, Anéis do Poder e Stranger Things.

Consumo geek de games

A grande maioria dos entrevistados (70%) joga jogos eletrônicos, mas uma porcentagem menor se considera muito ou extremamente gamer (31%) e cerca de 21% joga de forma casual.

Mas não só de eletrônicos vivem os gamers: 54% afirma jogar jogos de tabuleiro também. O gênero de jogo favorito é o de caça ao tesouro (52%) e o dispositivo mais usado para essa atividade é o celular.

Além de jogar, há outras formas de estar inserido no universo dos jogos. Dos entrevistados, 27% acompanha streamers. Alanzoca, Gaulês e Cellbit figuram entre os principais. E 14% assiste e-Sports. League of Legends, CS: Go e Valorant são alguns dos jogos dos quais eles acompanham as competições.

Consumo geek de animês, mangás e quadrinhos

Otaku é a expressão japonesa usada para se referir à fãs de animês e mangás. Do público pesquisado, 33% se considera muito ou extremamente otakus; outros 27% se vê como otaku casual. Entre os mangás mais consumidos estão One Peace, Naturo e Dragon Ball. A lista não muda para os animês mais consumidos, mas a ordem de importância se altera: Naruto, One Peace e Dragon Ball.

Um montante de 60% do público geek gosta de quadrinhos, mas a frequência desse passatempo entre o público é pequeno. A maioria (58%) lê menos de uma vez por semana, enquanto porcentagens menores leem mais vezes na semana.

A editora favorita do público é a Marvel (51%), seguida pela DC (45%). Já o gênero literário favorito do público é fantasia (52%), seguido por ficcção científica (33%) e aventura (29%).

Consumo geek de áudio

O consumo de áudio desse grupo também é grande. Ao menos 70% deles pretende manter as assinaturas de streaming de música que já têm. Os gêneros musicais mais consumidos são: rock (52%), pop (33%) e indie (29%).

Cerca de 65% dos entrevistados ouve podcast. Desses, 77% escuta conteúdo relacionado à cultura pop e 20% à arte e entretenimento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra