Assinar

Contigo, a nova cinquentona

Buscar
Publicidade
Mídia

Contigo, a nova cinquentona

Das fotonovelas ao universo das celebridades, revista completa cinco décadas este ano com edições especiais e eventos comemorativos


6 de fevereiro de 2013 - 10h38

Entre casamentos, separações, nascimentos, festas e muita fofoca, passaram 50 anos. Voltada ao universo das celebridades e famosos, a revista Contigo tem uma história dividida em distintos capítulos, que evolui ao longo dos últimos 50 anos de acordo com os avanços da mídia e graças ao irresistível impulso de saber da vida alheia.

A história da publicação começou em 1963, no universo das fotonovelas. Diversas histórias eram contadas continuamente, atraindo, desde então, a presença do público feminino: 
wraps
Nos anos seguintes, quando a Jovem Guarda e o Tropicalismo explodiam no Brasil, a revista se voltou para o meio musical. Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Chico Buarque e outros grandes nomes da MPB eram as celebridades mais frequentes nas capas da revista: 
wraps
Na década de 70, quando os brasileiros se apaixonaram definitivamente pelas telenovelas, a revista se voltou para esse gênero, mostrando os personagens das principais tramas da telinha: 
wraps
A fase mais sensacionalista da Contigo foi nos anos 80. Para chamar a atenção do público, a revista misturava os atores com os personagens, com diversas manchetes chamativas. Nessa edição, por exemplo, a revista se referia ao enfarto sofrido pelo marido de Hebe Camargo. A manchete, no entanto, sugeria que o problema de saúde era da apresentadora. 
wraps
Na década de 90, a Contigo voltou a mergulhar totalmente no mundo das novelas e da TV, procurando antecipar informações sobre os capítulos das tramas. Os programas televisivos também tinha presença garantida nas páginas: 
wraps
Em 2004, a revista realizou sua última grande reforma gráfica e editorial, passando a ser uma publicação de celebridades e entretenimento. Apuração mais rigorosa e cobertura mais ampla dos universos pessoal e profissional das personalidades ganharam espaço: 
wraps
Atualmente, a revista já estampa o logo comemorativo do aniversário de 50 anos. A cada edição, uma celebridade é convidada a opinar sobre a influência da Contigo em sua carreira: 
wraps
Curiosidades
De acordo com Claudia Giudice, diretora superintendente da Unidade Segmentada II, da Editora Abril, fazer um jornalismo de celebridades é um desafio cada vez maior. “Atualmente, os próprios artistas expõem sua vida nas redes sociais. Portanto, uma apuração rigorosa e a busca por exclusividade acabam fazendo a diferença”, diz. Alguns fatores, no entanto, são determinantes no interesse do público pelo universo dos famosos. Capas com homenagens a personalidades falecidas, casamentos e nascimentos ainda são destaque nas vendas, como as edições com a cobertura da morte de Michael Jackson, em 2009, e do casamento real, em 2011: 
wrapswraps
Festas
O aniversário da Contigo começa a ser comemorado no carnaval, no camarote da revista no circuito Barra-Ondina, em Salvador. No vídeo abaixo, Claudia Giudice conta mais detalhes da comemoração e da história da Contigo:
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também