Assinar

COP 28: Como as empresas estão se preparando para o futuro?

Buscar

COP 28: Como as empresas estão se preparando para o futuro?

Buscar
Publicidade
Mídia

COP 28: Como as empresas estão se preparando para o futuro?

Em pesquisa, mais de 300 empresas foram ouvidas para tentar calibrar as expectativas dos executivos sobre sustentabilidade


23 de novembro de 2023 - 6h04

Cop 28

(Crédito: Adobe Stock)

Na “trilha da COP 28”, a maioria das empresas acredita que o Brasil possa ser o protagonista do futuro sustentável. O relatório homônimo, apresentado na noite de quarta-feira, 22, consultou mais de 300 executivos de empresas sediadas no Brasil para identificar quais são os preparativos para Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

A pesquisa foi realizada pelo Fundamento Grupo de Comunicação em parceria com Associação Brasileira de ESG, Instituto Capitalismo Consciente Brasil e a Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.

Entre os principais insights, o otimismo e a neutralidade dos participantes da pesquisa apontam para um novo posicionamento do governo como algo benéfico quando o assunto é sustentabilidade.

Quais os principais resultados?

Com realizações de conferências do clima desde os anos  1990, menos de 10% das empresas já participaram com representantes para COP. Em 2025, o Brasil vai sediar a COP 30, em Belém.

Para Cristiano Lagôas, presidente da Associação Brasileira de ESG, são necessárias ações imediatas por parte do segmento corporativo. “As empresas precisam deixar de fazer puxadinho e criar diretorias de ESG no centro da discussão”, diz.

As expectativas para COP 28, por outro lado, não são das melhores. Apesar de 55% estarem otimistas, quase 40% acreditam que os resultado da reunião serão negativas. Entre algumas das dúvidas atreladas a isso estão a pouca evolução concreta de COP para COP, a falta de confiança nos países e empresas que assumirão os compromissos.

Além disso, os entrevistados acreditam que fatores políticos podem se sobrepor aos argumentos técnicos assim como a falta de conscientização ambiental.

O que esperar do futuro?

Ao mesmo tempo, as respostas positivas tendem a apontar que os acordos podem melhorar a partir de regulamentações do mercado de carbono e ações assertivas para os problemas.

“Tudo indica, pelo posicionamento do governo atual, que estamos caminhando para uma legislação federal”, diz Lagôas. Com isso, 46% das empresas acreditam que será necessário adaptar todo o negócio a partir das iniciativas da COP 28.

Ainda, 16% das empresas acreditam que exista. oportunidades para o cenário catastrófico que se apresenta no futuro breve. Quase metade das companhias já trabalha dentro das políticas ESG, com quase 50% já possuindo produtos e serviços de baixo impacto ambiental.

Dos respondentes, apenas 19% trabalham com marketing e comunicação. Por fim, os entrevistados acreditam que o Brasil possa ser o protagonista nos debates sobre ESG. Porém, Marta Dourado, fundadora da Fundamento, deixou uma indagação: como o Brasil vai ser protagonista, se apenas 22% das empresas vão participar da COP 28?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google passa a vender inventário de publicidade da Uber

    Google passa a vender inventário de publicidade da Uber

    Plataforma de mídia programática da companhia passará a vender espaços publicitários para o aplicativo de transportes

  • Com Tiago Leifert, SBT garante 10 marcas nas transmissões do futebol 2025

    Com Tiago Leifert, SBT garante 10 marcas nas transmissões do futebol 2025

    Emissora firmou parcerias com empresas como Heineken, Renault, Haleon, TIM e Pagbank para as transmissões de Champions League e Conmebol Sul-Americana