Copa do Mundo feminina vira campo de disputa entre Twitter e TikTok
Nos Estados Unidos, plataformas apostam em conteúdos especiais e exclusivos sobre a competição, que começa no próximo dia 20
Copa do Mundo feminina vira campo de disputa entre Twitter e TikTok
BuscarCopa do Mundo feminina vira campo de disputa entre Twitter e TikTok
BuscarNos Estados Unidos, plataformas apostam em conteúdos especiais e exclusivos sobre a competição, que começa no próximo dia 20
Meio & Mensagem
13 de julho de 2023 - 8h45
O TikTok e a Fifa anunciaram, nesta quinta-feira, 13, uma parceria para a produção de conteúdo em torno da Copa do Mundo feminina, que começa na próxima semana.
Esse anúncio do TikTok acontece após o Twitter ter feito, nos Estados Unidos, parceria com a Fox Sports, detentora dos direitos oficiais da Copa do Mundo no país, para a publicação de conteúdo sobre os jogos.
O TikTok e a Fifa classificam sua parceria como a “primeira colaboração oficial e a primeira vez em que a Fifa trabalha com uma plataforma de entretenimento para produção de conteúdo em torno da Copa do Mundo Feminina.”
A Fifa tem estado bem ativa no TikTok, especialmente na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Para a competição feminina, que acontece na Austrália e Nova Zelândia, a Fifa planeja mostrar vídeos com cenas de bastidores e entrevistas com jogadoras, além de impulsionar os criadores de conteúdo que estejam na Copa.
O TikTok tem buscado uma participação cada vez maior no ambiente do esporte, um território bem estratégico para as marcas.
No anúncio sobre a parceria, um representante do TikTok disse que as hashtags e torno da Copa do Mundo feminina – incluindo a #FIFAWorldCup – obtiveram 38,2 bilhões de visualizações até o momento. Essas hashtags, contudo, incluem todas as menções à Copa do Mundo Fifa ao longo do último ano, inclusive a competição masculina, no Catar.
O TikTok não comentou sobre os patrocinadores que poderiam aparecer no conteúdo em torno da Copa do Mundo feminina.
A Fox Sports, por sua vez, tem promovido sua cobertura no Twitter, plataforma que, historicamente, tem forte apelo como segunda tela em grandes transmissões esportivas, como Jogos Olímpicos, Super Bowl e a própria Copa do Mundo.
Patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo feminina nos Estados Unidos, McDonald’s, Adidas, Visa e Frito-Lay planejam campanhas publicitárias em torno da competição. Esses patrocinadores, inclusive, são bem ativas nas redes sociais e no buzz online.
Neste ano, o Twitter tem apostado bastante na cobertura da Copa do Mundo feminina, sob liderança da CEO, Linda Yaccarino, que assumiu a rede social de Elon Musk há um mês, com a missão de revigorar o relacionamento com os anunciantes.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo