Copa do Mundo feminina vira campo de disputa entre Twitter e TikTok
Nos Estados Unidos, plataformas apostam em conteúdos especiais e exclusivos sobre a competição, que começa no próximo dia 20
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Meio & Mensagem
13 de julho de 2023 - 8h45
O TikTok e a Fifa anunciaram, nesta quinta-feira, 13, uma parceria para a produção de conteúdo em torno da Copa do Mundo feminina, que começa na próxima semana.
Esse anúncio do TikTok acontece após o Twitter ter feito, nos Estados Unidos, parceria com a Fox Sports, detentora dos direitos oficiais da Copa do Mundo no país, para a publicação de conteúdo sobre os jogos.
O TikTok e a Fifa classificam sua parceria como a “primeira colaboração oficial e a primeira vez em que a Fifa trabalha com uma plataforma de entretenimento para produção de conteúdo em torno da Copa do Mundo Feminina.”
A Fifa tem estado bem ativa no TikTok, especialmente na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Para a competição feminina, que acontece na Austrália e Nova Zelândia, a Fifa planeja mostrar vídeos com cenas de bastidores e entrevistas com jogadoras, além de impulsionar os criadores de conteúdo que estejam na Copa.
O TikTok tem buscado uma participação cada vez maior no ambiente do esporte, um território bem estratégico para as marcas.
No anúncio sobre a parceria, um representante do TikTok disse que as hashtags e torno da Copa do Mundo feminina – incluindo a #FIFAWorldCup – obtiveram 38,2 bilhões de visualizações até o momento. Essas hashtags, contudo, incluem todas as menções à Copa do Mundo Fifa ao longo do último ano, inclusive a competição masculina, no Catar.
O TikTok não comentou sobre os patrocinadores que poderiam aparecer no conteúdo em torno da Copa do Mundo feminina.
A Fox Sports, por sua vez, tem promovido sua cobertura no Twitter, plataforma que, historicamente, tem forte apelo como segunda tela em grandes transmissões esportivas, como Jogos Olímpicos, Super Bowl e a própria Copa do Mundo.
Patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo feminina nos Estados Unidos, McDonald’s, Adidas, Visa e Frito-Lay planejam campanhas publicitárias em torno da competição. Esses patrocinadores, inclusive, são bem ativas nas redes sociais e no buzz online.
Neste ano, o Twitter tem apostado bastante na cobertura da Copa do Mundo feminina, sob liderança da CEO, Linda Yaccarino, que assumiu a rede social de Elon Musk há um mês, com a missão de revigorar o relacionamento com os anunciantes.
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