Copa do Mundo na era da Web3
Sportv e Fifa apresentaram iniciativas que unem diversos conceitos da Web3, como metaverso, blockchain e NFTs com a Copa do Mundo do Catar
Sportv e Fifa apresentaram iniciativas que unem diversos conceitos da Web3, como metaverso, blockchain e NFTs com a Copa do Mundo do Catar
Desde a última Copa do Mundo, realizada pela Fifa na Rússia, em 2018, muita coisa mudou na sociedade. O conceito de Web3, por exemplo, ou seja, a nova fase da internet, passou a fazer parte do vocabulário das empresas, principalmente, das gigantes de tecnologia. Com ela, outros conceitos, como criptomoedas, metaverso e NFTs também entraram no dia a dia da comunicação das marcas.
Quatro anos depois, na Copa do Mundo do Catar, que tem início neste domingo, 20, esses conceitos, apesar de ainda embrionários, já estão sendo usados nas ações relativas ao evento. A Sportv, que será responsável pela exibição dos jogos na TV fechada com exclusividade, lança nesta quinta-feira, 17, a “Sportv Land”, uma experiência hospedada no Roblox.
No ambiente virtual será possível competir e conseguir moedas disputando jogos como ‘Altinha’, ‘Cabeceio’ e ‘Caça às Estrelas’. Posteriormente, as moedas poderão ser usadas para participar de experiências como a ‘Roda-Gigante’ e comprar um lanche no ‘Food Truck’. Na experiência também será possível comandar a câmera do estúdio do Sportv.
A ação ainda terá interação entre os usuários no Discord e logo após o jogo de abertura da Copa, às 16h deste domingo, 20, seis influenciadores digitais – Papile, Lari Gamer, JVNQ, Andshot, Inemafoo, Cherryrar – entrarão ao vivo nos seus canais no YouTube, interagindo e explorando a experiência em tempo real.
No início deste mês, a Fifa, entidade responsável pela organização da Copa do Mundo, anunciou uma série de games de NFT, também chamados de play to earn, sobre a competição de futebol. São eles: AI League: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition, FIFA World Cup Qatar 2022 in the Upland Metaverse, Matchday Challenge: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition e o FIFA World Cup Qatar 2022 on Phygtl. Esse úlimo está mais para uma experiência imersiva do que para um jogo. De acordo com a descrição, se trata de “uma envolvente aplicação mobile que leva os fãs para uma nova dimensão”.
Além dos jogos em NFT, em setembro, a Fifa também lançou os primeiros tokens não fungíveis de sua plataforma exclusiva na blockchain Algorand, a Fifa+ Collect. Os NFTs estão sendo comercializados em “pacotes de figurinhas”, sendo que cada um deles custa US$ 4,99. Após abertos, eles revelam vídeos icônicos da história da competição, como o gol do Ronaldo Fenômeno na Copa de 2022, que deu a vitória para o Brasil. Segundo a Fifa, esses NFTs seriam uma espécie de evolução das figurinhas comuns.
Compartilhe
Veja também
Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025
Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro
Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home
Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH