Assinar

Copa do Mundo na era da Web3

Buscar
Publicidade
Mídia

Copa do Mundo na era da Web3

Sportv e Fifa apresentaram iniciativas que unem diversos conceitos da Web3, como metaverso, blockchain e NFTs com a Copa do Mundo do Catar


18 de novembro de 2022 - 7h37

Desde a última Copa do Mundo, realizada pela Fifa na Rússia, em 2018, muita coisa mudou na sociedade. O conceito de Web3, por exemplo, ou seja, a nova fase da internet, passou a fazer parte do vocabulário das empresas, principalmente, das gigantes de tecnologia. Com ela, outros conceitos, como criptomoedas, metaverso e NFTs também entraram no dia a dia da comunicação das marcas.

 

Copa do Mundo e Web3

Sportv criou uma experiência da Copa do Mundo no Roblox (crédito: divulgação)

Quatro anos depois, na Copa do Mundo do Catar, que tem início neste domingo, 20, esses conceitos, apesar de ainda embrionários, já estão sendo usados nas ações relativas ao evento. A Sportv, que será responsável pela exibição dos jogos na TV fechada com exclusividade, lança nesta quinta-feira, 17, a “Sportv Land”, uma experiência hospedada no Roblox.

No ambiente virtual será possível competir e conseguir moedas disputando jogos como ‘Altinha’, ‘Cabeceio’ e ‘Caça às Estrelas’. Posteriormente, as moedas poderão ser usadas para participar de experiências como a ‘Roda-Gigante’ e comprar um lanche no ‘Food Truck’. Na experiência também será possível comandar a câmera do estúdio do Sportv.

A ação ainda terá interação entre os usuários no Discord e logo após o jogo de abertura da Copa, às 16h deste domingo, 20, seis influenciadores digitais – Papile, Lari Gamer, JVNQ, Andshot, Inemafoo, Cherryrar – entrarão ao vivo nos seus canais no YouTube, interagindo e explorando a experiência em tempo real.

NFTs da Copa

No início deste mês, a Fifa, entidade responsável pela organização da Copa do Mundo, anunciou uma série de games de NFT, também chamados de play to earn, sobre a competição de futebol. São eles: AI League: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition, FIFA World Cup Qatar 2022 in the Upland Metaverse, Matchday Challenge: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition e o FIFA World Cup Qatar 2022 on Phygtl. Esse úlimo está mais para uma experiência imersiva do que para um jogo. De acordo com a descrição, se trata de “uma envolvente aplicação mobile que leva os fãs para uma nova dimensão”.

Além dos jogos em NFT, em setembro, a Fifa também lançou os primeiros tokens não fungíveis de sua plataforma exclusiva na blockchain Algorand, a Fifa+ Collect. Os NFTs estão sendo comercializados em “pacotes de figurinhas”, sendo que cada um deles custa US$ 4,99. Após abertos, eles revelam vídeos icônicos da história da competição, como o gol do Ronaldo Fenômeno na Copa de 2022, que deu a vitória para o Brasil. Segundo a Fifa, esses NFTs seriam uma espécie de evolução das figurinhas comuns.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro

  • Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH