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Cresce o interesse dos brasileiros pelo consumo de k-dramas

Pesquisa da Ecglobal também aponta que música é acompanhada com alguma frequência por mais de 70% dos entrevistados


12 de fevereiro de 2025 - 6h51

k-dramas

Sorriso Real, produção sul-coreana exibida pela Netflix: gênero vêm conquistando o público brasileiro (Crédito: Reprodução)

Os k-dramas, produções audiovisuais da Coreia do Sul, vem atraindo espectadores no Brasil. A pesquisa da Ecglobal, empresa da plataforma Haus da big tech Stefanini especializada em consumer insight, revela que quase 90% dos brasileiros consomem essas produções, sendo que destes 55% assistem ao menos uma vez por semana.

De acordo com o estudo, essa segmento de produções tem um alcance ainda maior do que a música, que é acompanhada com alguma frequência por mais de 70% dos 957 entrevistados. O relatório indica ainda que 852 das 957 pessoas entrevistadas apontaram interesse na onda coreana, respondendo sobre hábitos de consumo e tendências ligadas à cultura sul-coreana.

Dentro disso, os aspectos de maior interesse entre os brasileiros são séries (55%), tecnologia (55%), filmes (48%), comida (44%), beleza e cuidados com a pele (41%) e música (41%), os álbuns têm 11%.

Essa tendência já vinha sendo discutida na internet. Inclusive, recentemente, a própria vice-presidente de conteúdo da Netflix da Ásia-Pacífico, Minyoung Kim, afirmou que 80% dos usuários do serviço de streaming assistem a produções coreanas.

O estudo da Ecglobal confirma a preferência dos espectadores brasileiros pela Netflix, apontada como a plataforma favorita de 60% dos entrevistados, seguida por YouTube (14%), Amazon Prime Video (9%) e Viki (4%). O serviço de streaming da Globo, que passou a inserir séries coreanas em seu catálogo em dezembro de 2025, foi escolhido por 4% dos espectadores.

De acordo com a pesquisa, 53% dos brasileiros que assistem aos k-dramas preferem a versão dublada, frente a 19% do conteúdo legendado e 28% das pessoas que alternam entre as opções.

O principal motivo pela escolha da plataforma é a variedade de títulos (37%), logo em seguida vem qualidade da legenda ou dublagem (35%), produções originais (31%), exclusividade de títulos (23%) e indicação de amigos (20%).

Quando o assunto é música, a plataforma preferida de 69% dos brasileiros é o Youtube, seguida pelo Spotify (57%) e Apple Music (12%).

Eventos e shows disparam

A pesquisa indica ainda que, em 2025, 47% dos brasileiros entrevistados têm a intenção de comparecer em eventos relacionados a cultura sul-coreana. Dentre eles, 23% disseram que com certeza irão, enquanto 24% dizem que provavelmente irão.

Os principais eventos citados são: festivais culturais (46%), exposições e feiras de produtos (45%), shows de K-pop (35%) e fan meetings (27%).

Consumo e alimentos

Segundo o relatório, o interesse dos brasileiros pela cultura sul-coreana não para somente nas séries e eventos, 48% dos entrevistados também afirmam que já compraram tecnologia e eletrônicos coreanos, 41% alimentos ou bebidas, e 40% cosméticos ou produtos de skincare.

Além disso, 45% dos consumidores pontuaram que comprariam mais se não houvesse as taxas aplicadas em site ou aplicativos internacionais. Outros 34% disseram que buscam alternativas ou compram com restrições.

Oportunidades para marcas

Além de itens de consumo, a pesquisa indica que o público está em busca de novas experiências envolvendo essa cultura, uma vez que 85% dos respondentes consideram interessante que marcas criem experiências relacionadas à cultura coreana para promover seus produtos e serviços.

Dentro desse cenário de possibilidades, o estudo mostra que produtos personalizados são promissores, visto que 80% dos consumidores afirmam que experimentariam itens inspirados na cultura coreana, sendo que 46% têm certeza disso e 34% provavelmente fariam essa escolha. Além disso, 60% estariam dispostos a pagar mais por produtos com referências coreanas.

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