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O trabalho dos criadores de conteúdo por trás das câmeras

Creators compartilham rotina e planejamento de carreira na Internet, além de desafios que enfrentam em relação a saúde mental e reinvenção de conteúdo


10 de julho de 2023 - 15h46

Estar presente em diversas plataformas, muitas vezes em tempo real, é uma característica do trabalho dos influenciadores. A profissionalização da creator economy evidencia a complexidade da criação de conteúdo, que já se consolida como carreira e demanda um planejamento estratégico a muitas mãos.

Da esquerda para a direita: Authentic Games, Camila Loures e Raquel Maia (Crédito: Arthur Nobre)

O backstage da profissão foi tema de painel no último dia da VidCon São Paulo, que aconteceu no domingo, 9. Camila Loures, que conta com mais de 18 milhões de seguidores em suas redes sociais, citou o pensamento de conteúdo de forma original a partir de um planejamento. Sua rotina de gravação na maioria dos dias, acontece entre 13h e 21h de segunda a sexta-feira. “Não deixo faltar conteúdo – é constância e disciplina de todo dia ter conteúdo nas minhas redes”, disse.

“Tive que aprender a deixar de ser um youtuber e ser CEO do meu negócio”, complementou Marco Túlio, criador do canal AuthenticGames. Ele trabalha com a criação de conteúdo voltada para games há mais de 12 anos e, hoje, conta com mais de 15 pessoas trabalhando para a marca, envolvidas em licenciamento, roteiro, edição, entre outros. Entre as complexidades da profissão, Authentic aponta o desafio de estar sempre se reinventando, antenado em tendências e trazendo novos conteúdos para a audiência, sobretudo com o surgimento de novas plataformas e influenciadores.

De acordo com o creator, ter uma estrutura de pessoas e delegar tarefas é uma maneira de evitar o burnout e tornar o trabalho mais prazeroso. Estar cercado de bons profissionais, bem como uma rede de apoio, também é uma forma de manter a profissão equilibrada e sempre voltada para a ideia de que a produção de conteúdo é uma forma de trabalho, conforme pontuou Camila.

“Muito se fala sobre a constância, que realmente é importante, mas para mim é importante falar sobre saúde mental”, afirmou a comediante Raquel Maia. “Meu desafio hoje é balancear a saúde mental com o meu trabalho”, acrescentou. Para ela, é importante falar sobre o assunto nas redes, a fim de dar visibilidade ao tema e humanizar a profissão.

A criação de conteúdo perpassa, ainda, a responsabilidade de conversar com o público. Isso, consequentemente, gera um cuidado maior na comunicação e ao trabalhar com marcas, a fim de produzir um conteúdo que seja verdadeiro e de acordo com cada audiência. Entre as estratégias para lidar com anunciantes, os criadores de conteúdo citaram o alinhamento de expectativas e a liberdade criativa. Neste sentido, AuthenticGames alertou, ainda, que marcas devem ter propósitos claros ao trabalhar com influenciadores.

Ao final do painel, os debatedores foram convidados a dar dicas a aspirantes a criadores de conteúdo. Ainda que não existam fórmulas concretas de ter sucesso nas redes sociais, alguns caminhos apontados foram o mapeamento de creators que tenham a ver com as inclinações de crescimento no ramo, ver como se comportam e adaptar à cada realidade.

Veja a cobertura do Meio & Mensagem na VidCon São Paulo 2023:

– Desafios da Web3: como usar tecnologias para a criação?

– Entrando no game: como marcas incluem os streamers na criação?

– Do mainstream ao digital: Globo usa conteúdo para tentar ampliar conexões

– O segredo de sucesso dos podcasts – e das boas histórias

– A música na era conectada: redes sociais transformam artistas em hits

– CEOs do futuro: a relação dos creators com os negócios

– O futuro da televisão na era dos creators digitais

– Entretenimento e diversidade a favor dos negócios das marcas

– Influenciadores demandam liberdade na co-criação com marcas

– Como o Porta dos Fundos transforma entretenimento em negócios

– Boca Rosa cria portal de notícias e programas de impacto social

– Das comunidades aos negócios: a potência que vem das ruas

– Pensamentos e propósitos dos novos consumidores

– VidCon estreia debatendo o papel dos influenciadores para as marcas

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