Da influência à CazéTV: a evolução de Casimiro Miguel na mídia
Além de ser o rosto do veículo e comentarista, Cazé conta como atua na curadoria dos produtos que transmitem, relacionamento com as marcas e com os fãs
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Valeria Contado
17 de abril de 2024 - 8h19
Com pouco mais de dois anos de existência, a CazéTV se transformou em um dos grandes players de transmissão esportiva do Brasil.
Levando o nome e a identidade visual de um de seus criadores, o streamer Casimiro Miguel, o canal no YouTube já transmitiu eventos como a Copa do Mundo masculina de 2022, Copa do Mundo feminina de 2023, Mundial de Ginástica, Jogos Panamericanos, Campeonato Paulista, entre outros torneios. Agora se prepara para exibir os Jogos Olímpicos de Paris e a Eurocopa.
Que o Cazé é o rosto da CazéTV é fato. No entanto, o que não fica evidente ao público é a atuação dele nos bastidores. Ao lado da LiveMode, agência que participou da fundação do o canal, o jornalista auxilia em diversos processos.
“Brinco que sou como um espectador que torce pela CazéTV e que é fã. Sou profissional quando tenho que ser, mas as vezes vou para um lado torcedor”, afirma Casimiro.
Exemplo disso é a curadoria dos produtos que são exibidos pela plataforma. Cazé foi o participante da Entrevista Coletiva, seção da edição especial de aniversário do Meio e Mensagem e contou um pouco da sua trajetória lá dentro.
Durante a conversa. o jornalista revelou o desejo de transmitir as maiores competições do mundo, como a NBA e a NFL. Apesar de já ter em seu portfólio Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, Cazé busca diversificar a sua grade.
Para isso, ele conta que conversa muito com a LiveMode para conseguir pleitear esses direitos.
“Às vezes eu mando mensagens para o pessoal que trabalha com isso para conversar sobre essas ideias. E eles falam ‘vamos conversar, vamos ver como é que é’”.
Além do conteúdo que é atrativo para muitas pessoas, a CazéTV tem uma ligação muito forte com os fãs. Muitos deles acompanham a jornada de Cazé desde a época das lives, que ganharam tração durante a pandemia e revelaram muito da personalidade do streamer.
Sua relação com os espectadores também é um fator importante na movimentação de Casimiro nos bastidores da plataforma. Para ele, o público é parte importante da construção do canal, já que eles estão junto com Cazé e sua equipe em diversos momentos de sua trajetória.
Por isso, o streamer conta que leva em consideração os feedbacks que recebe dessas pessoas. “Temos uma conexão com o público que vai além da transmissão. Ficamos horas ao vivo. Criei essa interação quase que diária com esse cara. Ele está sempre me vendo Começa algo despretensioso para de fato um ‘olha o que a gente construiu’, porque o nosso púbico também faz parte disso e ele tem voz na CazéTV. Eles estão lá, assistindo, dando opinião, feedback, e isso é muito importante”, avalia.
Para Cazé, essa interação é também uma vantagem do modelo de transmissão digital. A relação de troca instantânea faz com que eles saibam em tempo real o que está e o que não está funcionando durante as transmissões.
Exemplo disso foi o que aconteceu nos Jogos Panamericanos. “Começamos ‘patinando’, ouvimos os feedbacks. Lidamos bem com eles, temos medo de errar, mas lemos tudo e passamos internamente. Avaliamos o que faz sentido e melhoramos”.
Como parte das relações construídas pela CazéTV está o lado comercial. Nesse aspecto, há uma percepção da importância de trazer marcas confiáveis, já que as parcerias chancelam a qualidade desses produtos.
Recentemente, a CazéTV contou com nove marcas para a transmissão do Paulistão. Aposta Ganha, Claro, Clear, EstrelaBet, KTO, Localiza, PagBank, Puma e Mycon foram as escolhidas para figurar entre as transmissões.
Além delas, Casimiro já realizou ações com anunciantes como iFood, Mercado Livre e McDonald’s — todas oferecendo experiências para os espectadores.
“Pensamos em como podemos entregar algo para esse público. Já que eles estão vendo esse ad, podemos proporcionar algo legal”, afirma Cazé. Isso aconteceu com iFood, em uma ação durante a Copa do Catar.
Na ocasião, a plataforma bateu recordes de audiência. Enquanto o Brasil vencia a Coreia por 4 a 1, o canal atingia o pico de 5,2 milhões de usuários assistindo à partida em tempo real. Com isso, uma ação realizada junto com o iFood, marca parceira daquela transmissão, gerou 2,8 milhões de pedidos na plataforma.
“Quando nos sentamos para conversar com as pessoas dessas empresas, temos muito papo, porque a nossa relação é longa. Tem uma garotada grande que assiste nos assiste, não adianta ser apenas o famoso ad. Pensamos em como podemos entregar algo para esse público”, completa.
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