Da narração ao TikTok: a trajetória de Galvão Bueno na publicidade e TV
Locutor e apresentador, que encerrará o contrato com a Globo após a Copa do Catar, se tornou uma das personalidades mais requisitadas pelas marcas
Da narração ao TikTok: a trajetória de Galvão Bueno na publicidade e TV
BuscarDa narração ao TikTok: a trajetória de Galvão Bueno na publicidade e TV
BuscarLocutor e apresentador, que encerrará o contrato com a Globo após a Copa do Catar, se tornou uma das personalidades mais requisitadas pelas marcas
Bárbara Sacchitiello
25 de março de 2022 - 6h02
Com uma postagem no Twitter que surpreendeu o público, Galvão Bueno comunicou que a partida da seleção brasileira contra o Chile, na noite dessa quinta-feira, 24, seria o último jogo da seleção no estádio do Maracanã que ele narraria.
Jogo de despedidas.
Último jogo da seleção no Brasil antes da Copa!!
Último jogo de Tite no Brasil como técnico da seleção!!
Meu último jogo da seleção no Maracanã em televisão!! pic.twitter.com/hRrOpL1SW9— Galvão Bueno (@galvaobueno) March 24, 2022
A despedida do narrador foi, posteriormente, confirmada e explicada pela Globo que, por meio de um comunicado, revelou que o contrato fixo de Galvão termina no fim do ano, após o encerramento da Copa do Mundo do Catar. “Galvão é um gênio da comunicação, que reinventou a função de um narrador nas transmissões esportivas. Haverá pra sempre na história da TV brasileira o antes e o depois de Galvão. Juntos, estamos preparando uma despedida à altura da história dele na Copa do Catar. Será inesquecível para o Galvão e para o público”, afirma Renato Ribeiro, Diretor do Esporte da Globo, em nota.
A aposentadoria de Galvão das narrações é algo que já vinha sendo discutido há algum tempo. Por algum tempo, esperou-se que o narrador encerrasse a carreira na TV depois da Copa de 2014, realizada no Brasil. Galvão, no entanto, continuou ancorando os jogos da seleção brasileira e sendo o principal nome da equipe esportiva da Globo.
Nos últimos anos, além da presença nas narrações, Galvão também conquistou um espaço no mercado publicitário nacional. Desde 2018, quando a Globo flexibilizou as regras de seu departamento esportivo, permitindo que os profissionais da área participassem de ações publicitárias e comerciais, Galvão passou a ser uma figura requisitada no ambiente das marcas. O narrador falou sobre isso em entrevista ao Meio & Mensagem, em 2019, quando iniciava sua trajetória no universo das marcas. Veja:
A primeira negociação de Galvão Bueno com uma marca após a liberação da Globo aconteceu em 2019, quando o narrador foi convidado a emprestar sua voz para os voos da Gol, para divulgar o acesso à programação de TV ao vivo.
No mesmo ano, ainda na Globo, ele também fez parte de um projeto de branded content chamado “Na Estrada com Galvão”, uma cocriação entre a emissora, a Volkswagen e a AlmapBBDO. A atração envolvia conteúdos para os programas Auto Esporte e Esporte Espetacular, da Globo, e Bem Amigos, do SporTV.
A estreia de Galvão em comercial tradicional na TV, no entanto, só aconteceu em setembro de 2020, quando o narrador protagonizou a campanha do Serasa, para divulgar o serviço Serasa Score Turbo. Desde então, Galvão protagonizou campanhas e ações publicitárias de marcas como Postos Petrobras, WhatsApp, Santander (ao lado do colega e amigo Arnaldo César Coelho), EQI Investimentos, Havaianas e TikTok.
Com o TikTok, inclusive, Galvão realizou uma ação nesta semana, que envolveu o Big Brother Brasil. Os participantes do reality participaram de uma disputa de pebolim humano e Galvão foi responsável por narrar os gols e lances.
No comunicado divulgado pela Globo, o narrador deixa em aberto as possibilidades de trabalho no futuro e diz que pretende seguir trabalhando com os meios digitais e deu a entender que pode, de forma diferente, seguir a parceria com a emissora. “Eu me realizei como profissional nesses 41 anos na Globo. Foram emoções fortíssimas. Estarei com a seleção brasileira e com o futebol até o dia 18 de dezembro. Depois, vira-se uma página e o livro continua. Pretendo mergulhar de cabeça no mundo digital, estamos falando sobre possibilidades em outras plataformas. A Globo é minha casa”, declarou Galvão.
Compartilhe
Veja também
Novo canal, Times | CNBC quer falar do “dono da pizzaria ao da fintech”
CEO do conselho de administração e líder do projeto, Douglas Tavolaro acredita que nova emissora, que estreia domingo, 17, pode ajudar a popularizar os assuntos de negócios
Supercopa Desimpedidos remodela formato para se aproximar do público
Com versão 100% ao vivo, NWB escolheu Mercado Livre Arena Pacaembu para receber torcida e equipes de transmissão