Dan Levy: “Não quero IA escrevendo um programa de TV”
Em evento da Salesforce, co-criador e estrela Schitt's Creek conversou com a presidente da empresa, Sarah Franklin, sobre sua carreira e a inteligência artificial
Dan Levy: “Não quero IA escrevendo um programa de TV”
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Amanda Schnaider
14 de junho de 2023 - 12h18
A presença do ator, escritor, produtor, diretor, co-criador e estrela da série Schitt’s Creek, Dan Levy, no encerramento do Salesforce Connections, evento focado no setor de marketing, promovido pela Salesforce em Chicago, nos Estados Unidos, foi um dos pontos altos do congresso.
Em entrevista conduzida pela presidente da companhia, Sarah Franklin, Levy falou sobre o poder da conexão humana através da narrativa. “Eu realmente sinto vontade de contar histórias enraizadas em algo humano. Adoro explorar a humanidade em todas as suas formas, tamanhos e cores”.
Esse posicionamento pró-humanidade esteve presente na fala do ator e escritor durante toda a conversa com Sarah. Inclusive, Levy se posicionou contundentemente contra a inteligência artificial na escrita, mesmo sendo convidado para participar de um evento da Salesforce, que tem divulgado diversas ferramentas de IA para os profissionais de marketing e marca. “Estou em greve contra a IA agora, como escritor”, comentou.
Apesar disso, a estrela de Schitt’s Creek não condenou a inteligência artificial, somente reforçou que é preciso ter decência e transparência no seu uso. “Há grandes empresas que ameaçam usar IA em vez de seres humanos. Onde está a linha da decência?”, questionou. Na sua visão, o melhor uso da IA é justamente na função de ajudante e não de substituto da capacidade humana. “Não quero IA escrevendo um programa de televisão, quero um ser humano, com experiências vividas, escrevendo um programa de televisão”.
Esse receito sobre a substituição das pessoas por máquinas é um dos principais tópicos em discussão em todo o mundo após a explosão da inteligência artificial generativa. Levy, inclusive, disse apoiar a legislação da IA. “Parâmetros são fundamentais. O que está acontecendo com a legislação sobre o que a IA pode ou não fazer é tão necessário, porque meu medo é que, se a tecnologia estiver se movendo a 160 quilômetros por hora e os negócios humanos reais estiverem se movendo a 80 quilômetros por hora, nós nunca seremos capazes de alcançá-la”, salientou.
Além de escritor, ator, produtor e diretor, Dan Levy também é dono de uma marca de óculos, a DL Eyewear. Lançada há mais de dez anos, a empresa vendia praticamente sem nenhuma estratégia de publicidade, muito pelo sucesso que Levy tinha na série Schitt’s Creek. Ele, inclusive, usava os óculos de sua marca dentro da série em sua personagem David Rose.
OpenAI e ChatGPT: pró-humano e pró-ética
Com o sucesso do programa, Levy foi obrigado a deixar a marca um pouco de lado. “Não queria forçar ou manchar o que estava construindo, sabendo que não tinha tempo ou capacidade para realmente me concentrar naquilo adequadamente”, reforçou. Porém, quando a série acabou, em 2020, Levy voltou suas atenções para a DL Eyewear novamente. Parte dos esforços da nova era da marca foi destinar parte dos lucros para uma organização que financia outras pequenas empresas. “Para mim, o sucesso é um lugar realmente solitário se você não pode compartilhá-lo com as pessoas”, disse Levy.
Ao ser questionado sobre as semelhanças entre ter um negócio e ser roteirista de uma série de televisão, Levy salientou que, para ambos, ser transparente é fundamental. “Espero que possamos mudar para um lugar onde haja mais transparência e decência”.
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