De revista à mediatech: a nova era da Exame
Renato Mimica, co-CEO da companhia, comenta o processo de digitalização da publicação para se tornar uma mediatech de negócios e investimentos
Renato Mimica, co-CEO da companhia, comenta o processo de digitalização da publicação para se tornar uma mediatech de negócios e investimentos
Amanda Schnaider
25 de abril de 2022 - 6h02
Desde que foi comprada pela BTG Pactual, em dezembro de 2019, a Exame, publicação voltada ao segmento de negócios, vem passando por uma série de transformações. Mais digitalizada, a revista agora se posiciona como uma mediatech (união entre conteúdo e tecnologia) de economia, negócios e investimentos.
“Quando assumimos o negócio há um pouquinho mais de dois anos, a Exame ainda era muito ainda no processo da revista impressa e uma prioridade nossa foi a digitalização de todo o processo, de todo o negócio, tornar a Exame cada vez mais multicanal”, comenta Renato Mimica, sócio da BTG Pactual, que assumiu o cargo co-CEO da companhia em outubro de 2021, logo após a saída de Pedro Thompson da presidência.
Além de tornar a revista mais digital, o novo comando da companhia transformou sua versão impressa em mensal e não mais quinzenal como era antes. A publicação também tem investido em dois pilares principais: educação e negócios.
Na vertical de educação, a companhia está fortalecendo a Exame Academy, sua divisão de cursos e treinamentos de qualificação. “Desde o ano passado temos oferecido aos nossos consumidores cursos de pós, alguns MBAs”, comenta Mimica, destacando o lançamento de um máster em produtos digitais que a empresa lança neste mês.
Já na vertical de negócios, a publicação conta com a Exame Invest, portal com conteúdo sobre mercado financeiro, corporativo e finanças. Dentro da Exame Invest, a companhia criou a Exame Invest Pro, plataforma voltada para quem acompanha notícias de alta frequência, cotações mais recentes de diferentes classes de ativos e projeções de ativos. “A própria Exame Invest tem trazido também bastante coisa nova, como o Clube, um videocast de investimentos, em que dois apresentadores entrevistam semanalmente algumas das principais personalidades do mercado financeiro”, explica o co-CEO. Com a boa repercussão do Clube, a Exame criou o Club’in, uma versão de meia hora desse videocast, com frequência quinzenal.
Novos negócios
A Exame também tem priorizado conteúdos sobre ESG, inclusive, no final do ano passado lançou um portal exclusivo de informações, dados, análises e notícias da Amazônia. A Exame ainda oferece cursos relacionados ao segmento de sustentabilidade, como o MBA ESG. “Tem sido algo que temos focado bastante não só pelo interesse do leitor, que é cada vez maior, mas também numa tentativa de fazer a diferença, de inspirar companhias, pessoas a adotarem as melhores práticas, a entenderem mais sobre ESG e compreender a importância que esse negócio tem em qualquer business”, reforça Mimica.
Outra horizontal que a companhia tem priorizado é a Exame PME. No passado, a Exame tinha uma revista específica de pequenas e médias empresas. Segundo o co-CEO, com o passar dos anos, esse negócio ficou um pouco para trás, mas agora estão retomando os esforços. “Resolvemos focar bastante nesse negócio, acreditamos que tem uma demanda imensa por conteúdo, tanto informativo como educativo, como histórias inspiradoras de pequenas e médias empresas, inclusive estamos desenhando uma premiação de pequenas e médias empresas”.
Por falar em premiação, esse é outro fator de importância para a Exame. “Uma missão que temos aqui é inspirar pessoas, negócios e executivos a cada vez serem melhores, e celebrar o que precisa ser celebrado no empreendedorismo brasileiro”, enfatiza o co-CEO. Com isso, a Exame tem revitalizado seus maiores rankings, como o Melhores e Maiores, e está desenvolvendo novas premiações, como o Negócios em Expansão, focada nas PMEs, e a Exame Melhores do Mercado, que foi lançada neste ano. “Estamos super felizes e animados com esse pipeline de rankings. Essa nossa agenda de eventos está sendo definida de uma forma híbrida”, comenta o executivo, reforçando que a companhia promoverá eventos totalmente online, totalmente presenciais ou híbridos.
Como parte dessa revitalização, a Exame também passou a focar em novas soluções de mídia para os anunciantes. A empresa criou uma área multidisciplinar para atender às principais demandas dos seus parceiros de mídia, a Exame Solutions. “Esse é um trabalho que não tem fim, esse é um trabalho, que até dada a natureza da tecnologia, vai ser contínuo, mas gosto de afirmar que estamos utilizando práticas e sistemas mais modernos em termos de dados e tecnologia para conseguirmos ser mais impactante para os nossos anunciantes”, conta Mimica.
Exame mira em dados, conteúdo e educação
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