Assinar

Diversificação marca os 20 anos do Uol

Buscar

Diversificação marca os 20 anos do Uol

Buscar
Publicidade
Mídia

Diversificação marca os 20 anos do Uol

Pioneiro na oferta de conteúdo e acesso à internet, o portal construiu um portfólio de serviços também nas áreas de consultoria, tecnologia e pagamento digital


29 de abril de 2016 - 16h25

Quando foi criado pelo Grupo Folha, em 28 de abril de 1996, o Universo Online tinha a proposta de ser muito mais que um site de conteúdo, era, sobretudo, um provedor de acesso à internet.

De lá para cá, a empresa foi pioneira em alguns aspectos como a criação de salas de bate papo e o lançamento da TV Uol com apenas um ano de existência.

homepage_uol

Primeira home do Uol

E 1999, o Uol comemorava a marca de 350 mil assinantes e o lançamento do Uol Educação e o Placar Uol Esporte, site que mostra em tempo real o placar de jogos de futebol, tênis, vôlei, basquete e Fórmula 1. Hoje, o Uol  ultrapassa 60 milhões de visitantes únicos por mês.

Além da expansão em termos de conteúdo, o Uol optou pelo caminho da diversificação de negócios e o posicionamento como uma plataforma de serviços de tecnologia. Em dezembro de 2010, comprou a americana Diveo por R$ 693,5 milhões, companhia especializada em tecnologia e, em 2007, lançou o sistema de pagamentos PagSeguro.

Segundo Marcelo Coutinho, consultor digital e professor da FGV, embora não tenha sido o primeiro serviço de notícias na web brasileira – Agência Estado, do Estadão, apareceu um pouco antes – o Uol teve um papel fundamental para consolidar o mercado digital no Brasil. “O sucesso do Uol atraiu outros players para o mercado e desbravou o terreno para uma série de iniciativas posteriores. Tão importante quanto seu pioneirismo, foi a capacidade de desenvolver um modelo de negócios capaz de sobreviver as transformações do setor”, diz Coutinho.

O especialista destaca que um dos maiores diferencias da empresa hoje é sua capacidade de diversificação. “Ela não depende mais somente da receita publicitária para sobreviver, com a maior parte do seu faturamento vindo de serviços. É um dos possíveis caminhos que as empresas de mídia podem ter para sobreviver na internet.”

PAGSEGURO

O PagSeguro é uma das apostas atuais do grupo

Projeto gráfico

Desde que foi criado, o portal apresentou vários projetos gráficos. O último deles foi lançado em março deste ano e valoriza fotos e vídeos com scroll infinito.

“Desde o lançamento do último projeto, em 2011, muita coisa mudou. Na época, a maioria dos acessos à internet era feito pelo computador. Hoje o cenário é outro: temos tablets, smartphones e smart TVs conquistando cada vez mais espaço”, diz Luciana Faria, gerente geral de interface do Uol.

Novos formatos publicitários

Durante seus vinte anos, o Uol testou e aplicou vários formatos publicitários. No início do mês, o portal anunciou três novas formas de anúncios com veiculação cross-device, a partir de agora as diárias irão veicular em desktop e mobile simultaneamente.

11uol

O 11 de setembro foi um marco para a cobertura do portal

“Os novos formatos foram pensados para gerar um impacto mais efetivo, com formatos maiores e tecnologia “richmedia” embarcada na veiculação, oferecendo um potencial criativo muito maior”, explica André Vinícius, diretor de Publicidade e ad tech do UOL.

Juntamente aos novos formatos, o UOL lança também uma “vídeo network” própria, plataforma capaz de entregar mais de 300 milhões de vídeos views mensais, em todo o conteúdo da sua rede, incluindo suas home pages, matérias e vídeos editoriais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome

    Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome

    Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome

  • WhatsApp lança solução para transcrição de áudios

    WhatsApp lança solução para transcrição de áudios

    Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo