Economia colaborativa cresce, mas confiança ainda é barreira
Estudo aponta que 74% dos consumidores já utilizaram serviços de compartilhamento uma vez na vida
Economia colaborativa cresce, mas confiança ainda é barreira
BuscarEconomia colaborativa cresce, mas confiança ainda é barreira
BuscarEstudo aponta que 74% dos consumidores já utilizaram serviços de compartilhamento uma vez na vida
O número de pessoas dispostas a adotar mais práticas de consumo colaborativo cotidianamente, nos próximos dois anos, cresceu de 68% em 2018 para 81% para este . O dado é fruto de um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que ouviu mais de 800 brasileiros, nas 27 capitais do País.
Economia colaborativa impacta consumo
Para o público, parte da responsabilidade pela popularização dos serviços de compartilhamento se deve à tecnologia. A internet, com 55%, e as redes sociais, 48%, foram os meios que mais contribuíram para que os usuários conhecessem essas práticas. A recomendação de amigos aparece logo na sequência assinalada por 37% dos entrevistados.
Serviços mais usados
Entre os brasileiros adeptos às modalidades de consumo compartilhado, os serviços mais usados foram as caronas (42%), o aluguel de imóveis para curta temporada (38%) e o compartilhamento e locação de roupas (33%). Os usuários apontaram, ainda, serviços que podem vir a utilizar no futuro. Nesse sentido, se destaca o coworking, espaços de trabalho compartilhados (61%), o aluguel ou troca de brinquedos (59%) e a hospedagem de animais de estimação na casa de terceiros (59%).
Com relação a experiência dos usuários com a modalidade, o resultado é positivo. De acordo com o levantamento, 91% se dizem satisfeitos com práticas de compartilhamento que já testaram. Além disso, 40% considerou ter poupado grandes recursos com o uso das modalidades.
Economia e sustentabilidade
Adeptos ou não das modalidades de compartilhamento, cerca de 98% do público analisado enxerga vantagens no consumo colaborativo. As vantagens indicadas são a oportunidade de economizar dinheiro (45%), evitar desperdícios (44%) e diminuir o consumo excessivo (43%). Questões relacionadas à cidadania, como poupar recursos naturais (34%) e ajudar outras pessoas (33%) também foram citadas pelos entrevistados.
A chance de economizar dinheiro também foi o que mais pesou na decisão dos consumidores que já testaram algum serviço compartilhado, segundo 57% dos respondentes. A oportunidade de contribuir com a sociedade e o meio ambiente foi decisiva para 44%, enquanto 33% queriam ajudar as demais pessoas e 29% economizar tempo.
Barreiras culturais
Apesar do crescimento e popularização da economia colaborativa no Brasil, os serviços compartilhados ainda enfrentam barreiras culturais e resistência por parte dos consumidores. O levantamento indicou a falta de confiança entre as pessoas e o medo de serem passadas para trás (45%), a falta de informação (43%), o perigo de lidar com pessoas estranhas (38%) e a ausência de garantias em caso de descumprimento do acordo (33%), como as principais inseguranças do brasileiro com esses serviços.
As preocupações apresentadas pelos consumidores indicam a necessidade do aprimoramento da segurança nos serviços de compartilhamento. Aplicativos dessa modalidade como Uber e Airbnb já incluem filtros de reputação e avaliação dos usuários.
Venda de usados
A pesquisa também avaliou a venda de usados, modalidade de consumo que também cresce como alternativa de economia. Segundo o levantamento, em cada dez consumidores, seis (62%) compraram algum produto usado, nos últimos 12 meses. A alternativa chega a ser a primeira alternativa para alguns consumidores. No total, 79% dos entrevistados costumam verificar a possibilidade de adquirir um item usado em bom estado antes de comprar um novo.
Nesse setor, a internet também tem papel de destaque para impulsionar as compras. Entre os usuários, 69% acessam produtos usados por sites especializados, 54% por redes sociais e 46% pela indicação de amigos ou desconhecidos. Já os itens mais populares são os livros (51%), móveis (50%), automóveis (49%), celulares (49%), eletrônicos (46%) e eletrodomésticos (46%).
*Crédito da foto no topo: Clem Onojeghuo/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Prime Video oficializa acordo com LFU e transmitirá Brasileirão
Plataforma exibirá um jogo por rodada em contrato que tem duração até 2029
Eletromidia e Globo: os termos do acordo bilionário da mídia brasileira
Valor de mercado da empresa de OOH pode beirar os R$ 5 bilhões, em negociação que reforça a aproximação dos grandes grupos de mídia as operações de publicidade em telas