Assinar

Eletromidia compra ativos da Clear Channel no Brasil por R$ 80 milhões

Buscar

Eletromidia compra ativos da Clear Channel no Brasil por R$ 80 milhões

Buscar
Publicidade
Mídia

Eletromidia compra ativos da Clear Channel no Brasil por R$ 80 milhões

Maior empresa de mídia OOH do País, controlada pela Globo, adquire operação brasileira da companhia norte-americana e antecipa atuação no mobiliário urbano do Rio de Janeiro


7 de maio de 2025 - 7h37

Eletromidia diz que aquisição da Clear Channel é complementar à sua atuação nas áreas de peças em ruas e mobiliário urbano

A Eletromidia, maior empresa de mídia out of home (OOH) do País, controlada pela Globo, comprou os ativos da Clear Channel no Brasil por aproximadamente R$ 80 milhões (US$ 14 milhões).

Segundo a empresa, a aquisição é complementar à sua atuação nas áreas de peças em ruas e mobiliário urbano, como abrigos de ônibus e relógios eletrônicos. “Vemos essa aquisição como um movimento estratégico que complementa nossa atuação pelo Brasil. A operação da Clear Channel se soma de forma coerente ao nosso ecossistema e reforça nosso propósito de transformar as cidades por meio de soluções que geram impacto real na vida das pessoas”, diz, em comunicado, o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero.

Esse deve ser o último grande negócio realizado pela Eletromidia ainda seguindo as regras de empresas de capital aberto. Após leilão realizado no dia 28 de abril, a Globo passou a deter mais de 99% do capital da Eletromidia, que, assim, irá se retirar do pregão da B3.

Até a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Eletromidia e Clear Channel manterão atuações independentes.

Aquisição antecipa entrada no mobiliário do Rio

Atualmente, entre os ativos administrados pela Clear Channel está o mobiliário urbano do Rio de Janeiro, que divide com a JCDecaux. Entretanto, a empresa perdeu essa posição justamente para a Eletromidia, principal vencedora da licitação realizada no ano passado, cujos contratos passam a vigorar em 2027, com vigência de 20 anos. Ou seja, agora, com a aquisição da operação brasileira da Clear Channel, a Eletromidia antecipa sua entrada no mobiliário do Rio.

A Clear Channel atua no mercado brasileiro há mais de 25 anos e está presente também em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Campinas e, no ano passado, ampliou sua presença para Brasília, Fernando de Noronha, Vitória, Vila Velha e Caxias do Sul.

Clear Channel deixa a América Latina e a Europa

“Este acordo para vender nossos negócios no Brasil é mais um marco em nossa meta de otimizar nosso portfólio e focar no crescimento dos segmentos América e Aeroportos”, disse Scott Wells, CEO da Clear Channel Outdoor Holdings, Inc. “Após a conclusão desta transação, teremos alienado todos os nossos negócios na América Latina”, acrescentou.

Como parte desse movimento de desinvestimento, a Clear Channel também vendeu, no início do ano, sua operação no nortre da Europa, para a empresa alemã Bauer Media, por US$ 625 milhões. O negócio inclui ativos em 12 países, sendo o Reino Unido o principal mercado. Em 2023, a empresa já havia vendido duas operações na França para a Equinox Industries. Atualmente, negocia, ainda, sua saída da Espanha.

Inicialmente, a empresa colocou à venda toda a sua operação na América Latina, que incluía ativos no Brasil, México, Chile e Peru. Entretanto, não conseguiu vender todas as operações em um pacote único.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Galvão Bueno passa a ser sócio da empresa de mídia NSports

    Galvão Bueno passa a ser sócio da empresa de mídia NSports

    Narrador fará parte da gestão da companhia, que já conta com Ola Sports e com a Tellescom na sociedade

  • Globo contabiliza 102 milhões de espectadores no Brasileirão 2025

    Globo contabiliza 102 milhões de espectadores no Brasileirão 2025

    Na 11ª rodada, empresa revela que, apenas pelo Premiere, passaram cerca de 11 milhões de espectadores