Eletromidia inicia instalações do Abrigo Amigo em São Paulo
Dez pontos de ônibus da cidade já passam a contar com as instalações até o fim do mês; proposta, que também chegara ao Rio de Janeiro e Campinas, é ajudar a proteger as mulheres durante o período da noite
Dez locais da cidade de São Paulo ganharão o Abrigo Amigo até o fim de agosto (Crédito: Divulgação)
Nesta terça-feira, 29, a empresa de mídia out-of-home começa a inaugurar os primeiros abrigos de ônibus que fazem parte da iniciativa. Até o fim do mês, serão dez instalados em diferentes pontos da capital paulista.
Cada um deles é equipado com câmeras e um botão, que aciona uma central de atendimento que poderá conversar – e fazer companhia – aos passageiros e passageiras enquanto aguardam a chegada dos ônibus.
Alguns dos locais escolhidos para os dez primeiros abrigos são a Avenida Ipiranga, Avenida Brigadeiro Luís Antônio e Avenida Dr. Arnaldo, na capital paulista.
O atendimento eletrônico do Abrigo Amigo estará disponível das 20h até as 5h. Após esses dez primeiros abrigos, a proposta da empresa é dar continuidade às instalações de forma escalonada, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro e em Campinas.
Parceiros do projeto Amigo Amigo
Logo após a elaboração do protótipo, que foi premiado no Festival Cannes Lions, a Eletromidia iniciou conversas com o mercado publicitário a fim de encontrar parceiros que ajudassem a viabilizar o projeto.
São parceiros desta primeira fase do Abrigo Amigo as marcas Santander, Vivo, Bradesco Seguros, Sempre Livre, Diageo e Anhanguera. A iniciativa também conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal.
Como funciona o Abrigo Amigo?
A ideia de criar, no espaço do ponto de ônibus, uma espécie de atendimento eletrônico que ajudasse a proteger as pessoas – principalmente mulheres – de situações de perigo e vulnerabilidade, partiu da AlmapBBDO, que apresentou à ideia à Eletromidia.
A empresa de OOH, então, decidiu fazer um piloto do projeto, para testar a tecnologia. A cidade escolhida foi Campinas e o abrigo de ônibus selecionado para o experimento recebeu a instalação de câmeras, sensores noturnos e microfones. A utilização experimental do abrigo originou o vídeo, que foi inscrito no Cannes Lions.
Nas cenas mostradas, assim que uma mulher fica sozinha no ponto de ônibus, a tela exibe a mensagem: “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”, junto ao pedido para que a pessoa tocasse na tela.
Após o toque, a tela de LED mostra a imagem de outra moça, de uma central de segurança, explicando que fará companhia para quem está no ponto de ônibus até o veículo chegar. Veja o case: