Emissoras envolvem público na briga com operadoras
RecordTV, SBT e RedeTV fizeram uma grande ofensiva em sua programação no fim de semana para tentar convencer o espectador de que operadoras podem ser responsáveis pelo fim da distribuição de seu sinal na TV por assinatura
Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV, fala sobre a situação da Simba e das operadoras (Crédito: Reproduçào)
A hashtag #QueremosContinuarComVc foi repetida exaustivamente na programação e nos respectivos canais nas redes sociais de SBT, RecordTV e RedeTV. Iniciada na sexta-feira, 24, a campanha leva ao público o embate que vem se desenrolando nos bastidores e que coloca, de um lado, as emissoras de TV aberta e, do outro, as operadoras de canais pagos.
Sob a bandeira da Simba Content, RecordTV, RedeTV e SBT pleiteiam o pagamento por parte das operadoras pela cessão de seu sinal digital. Por conta da digitalização plena do sistema televisivo, a obrigatoriedade de carregar os sinais abertos dos canais – algo até então vigente na indústria – cai. Com isso, cada emissora aberta deve autorizar diretamente a operadora a incluir seu sinal no cardápio oferecido aos assinantes. Para a Simba Content, no entanto, essa autorização só será dada mediante pagamento pelo conteúdo dos canais.
Nesse fim de semana, as emissoras abertas tentaram explicar suas pretensões ao público de forma didática, usando como argumento o fato de que as operadoras sempre remuneraram canais internacionais e até mesmo emissoras nacionais pelo conteúdo – e, por isso, seria justo que também paguem à RecordTV, SBT e RedeTV. Em um vídeo
veiculado pelas emissoras, Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV, aparece explicando a situação ao público e argumentando que as operadoras “fingem não entender a importância dos programas” e da audiência dos canais abertos.
A estratégia adotada pelas três emissoras coloca que o corte de sinal, se ocorrer, será por conta da falta de disposição das operadoras em negociar. Em todos os seus comunicados, as empresas da Simba Content afirmam o desejo de permanecer na grade de Net, Sky, VivoTV e outras operadoras e de continuar investindo em conteúdo de qualidade para os espectadores.
Além da veiculação de chamadas nos intervalos comerciais, a questão também foi colocada nos programas da três emissoras, como Domingo Legal, do SBT e Jornal da Record.