Assinar

Emissoras se preparam para a Copa do Mundo

Buscar

Emissoras se preparam para a Copa do Mundo

Buscar
Publicidade
Mídia

Emissoras se preparam para a Copa do Mundo

Globo e Band já contam com patrocinadores e pacotes para a cobertura diretamente no Catar


28 de abril de 2022 - 6h00

 

Copa do Mundo acontece no Catar, em novembro e dezembro (Crédito: Shutterstock)

Em ano de Copa do Mundo, marcas e emissoras se preparam para realizar a cobertura. Em 2022, a competição ganha tons diferentes de outras edições, a começar pelo contexto pós-pandêmico que envolve, já que, com o quadro de vacinação avançando na maioria dos países, a volta da torcida aos estádios deve ser um diferencial – tendo como comparação os Jogos Olímpicos de Tóquio, de 2021, que não teve público. Além disso, essa é a primeira vez que um País Árabe sediará a competição, e por esse motivo, os jogos ocorrerão em novembro e dezembro.

É nesse clima que a Globo inicia a preparação para a cobertura dos jogos da Copa do Mundo do Catar. A emissora detém os direitos de transmissão em TV aberta e fechada, com jogos na Globo e no Sportv. A empresa planeja que a cobertura tenha 300 horas de conteúdo, exibido em seus canais das 6h à meia noite, com conteúdo no Globoplay + canais e todas as informações no GE. Em comunicado, a Rede Globo afirmou que o serviço de streaming terá uma transmissão especial para assinantes, que contará com uma equipe de especialistas.

A emissora preparou uma programação baseada em séries e reportagens, que serão exibidos a partir do segundo semestre, pré e pós jogos e durante a competição. Uma mesa redonda e um programa de humor para fechar a noite estão inclusos. Para isso, o repórter Eric Faria, o produtor Vitor Pozella e o repórter cinematográfico Marcelo viajarão para o Catar três meses antes, com o objetivo de iniciar a cobertura dos detalhes da preparação para o evento. Durante os jogos, 100 profissionais serão enviados ao País para cobertura in loco. No Brasil, ficam a equipe nos estúdios Globo realizando a transmissão.

No âmbito comercial, o grupo dividiu as cotas de patrocínio para o segmento de TV aberta e por assinatura. Na Globo, Ambev (com Brahma), Claro e Itaú já fazem parte do quadro, enquanto o Sportv conta com Ambev (com Brahma) e Claro, além de Betfair e Nubank. No entanto, a emissora diz que ainda está em período de negociação com as marcas.

As entregas foram desenhadas para contemplar conteúdo desde o sorteio dos grupos da Copa, que aconteceu em abril, até a cobertura principal, com entregas robustas padrões, mas que podem ser adaptadas para atender as necessidades de cada anunciante.

Copa do Mundo no rádio

Outro meio de consumir o conteúdo esportivo produzido durante os jogos será por meio das emissoras de rádio. A Bandeirantes, detentora de Rádio Bandeirantes, BandNews FM, Band FM, Nativa e Play FM, terá entrega programada para os cinco títulos. O canal contará com aproximadamente 15 profissionais no Catar, e uma equipe especializada que acompanhará a rotina da seleção brasileira e dos adversários.

O diretor de esportes da Band e do BandSports, Denis Gavazzi, explica que a programação da emissora estará direcionada para a criação de conteúdo relacionado à Copa do Mundo, envolvendo a equipe de jornalismo tanto no Catar, quanto no Brasil. “Nossa campanha de comunicação vai integrar todas as plataformas de mídia (TV, rádios, digital) e mídia exterior. Além disso, faremos ações diferenciadas de conteúdo entre os programas”, diz.

Para isso, a empresa prepara entregas com quadros como Histórias da Copa, Contagem Regressiva e Figurinha Carimbada. No dial, a participação de ouvintes, ativação de blitz em locais específicos e ações direcionadas ao público da rádio e patrocinadores também fazem parte dos planos.

Em relação às marcas, as rádios Band já agregam seis patrocinadores: Euro 17, Cimentos Votorantim, Philco, Sorridents, Água Sferriê e KTO Apostas Esportivas e ainda disponibilizam duas cotas a serem comercializadas. Neste caso, as entregas serão feitas em todas as rádios que compõem o sistema da emissora.

A diretora de afiliação e expansão do Grupo Bandeirantes, Amanda Andrade, detalha que existe uma programação de entregas fixas, com conteúdo desenvolvido relacionado ao tema para atender as necessidades de cada anunciante. “Todas as cotas estão praticamente fechadas e, até o momento, tem um conteúdo exclusivo de cada patrocinador. Inclusive, adaptações de entregas entre as rádios”, diz.

Além da Band, a Jovem Pan, a Transamérica e a Rádio Itatiaia também serão players de transmissão para a Copa do Mundo.

Cobertura online

A NWB, produtora dona dos canais Desimpedidos e Camisa 21, também fará parte da cobertura do maior evento do futebol Mundial, ainda que não tenha os direitos de transmissão. A empresa que já conta com três marcas (Brahma, Mercado Bitcoin e Nike) que acompanharão os canais durante a cobertura da Copa do Mundo. Os anunciantes estiveram presentes nas lives pré e pós sorteio das chaves, mas a produtora oferecerá aos parceiros, durante o ano, produção de conteúdo especial e cobertura in loco.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade

  • Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização