Endemol Shine Brasil projeta futuro com estúdio e novos conteúdos
Produtora de formatos irá gerir o complexo de produção da Banijay na América Latina em 2023 e planeja ampliar investimento em documentários, telenovela e branded content
Endemol Shine Brasil projeta futuro com estúdio e novos conteúdos
BuscarEndemol Shine Brasil projeta futuro com estúdio e novos conteúdos
BuscarProdutora de formatos irá gerir o complexo de produção da Banijay na América Latina em 2023 e planeja ampliar investimento em documentários, telenovela e branded content
Bárbara Sacchitiello
28 de novembro de 2022 - 6h01
Há 15 anos, quando iniciou sua operação independente no Brasil, a Endemol Shine tinha basicamente uma função: licenciar formatos para serem adaptados por emissoras de TV – em sua maioria, realities. Uma década e meia depois, a empresa acredita ter se consolidado como uma casa de produção de conteúdo audiovisual, com a realização de trabalhos para variados canais e marcas.
A produtora, que faz parte do portfólio da multinacional Banijay, agora prepara uma expansão ainda maior nessa capacidade de produção ao assumir, no próximo ano, a gestão do primeiro complexo de produção que a Banijay abrirá no País.
Localizado na cidade de Guarulhos, em São Paulo, o espaço terá 70 mil m2 e, segundo a empresa, será o maior espaço de produção audiovisual independente da América Latina, oferecendo opções de produção, cenografia e escritórios para produtores, talentos e empresas do universo do audiovisual.
“Nosso desafio vai ser continuar crescendo, produzindo cada vez mais e entregando formatos com muita qualidade”, diz Nani Freitas, promovida há um ano ao posto de CEO da Endemol Shine Brasil.
Em entrevista ao Meio & Mensagem, a executiva falou sobre a evolução da produtora, responsável por formatos como MasterChef, Casamento às Cegas, Canta Comigo, Iron Chef, The Masked Singer, A Ponte, entre outros. Veja:
“Foram diversas mudanças. Quando a empresa chegou ao país, ela era responsável basicamente por licenciar formatos. Anos depois, passou a produzir e adaptar conteúdos próprios e de terceiros e em pouco tempo, se firmou como Casa Produtora, oferecendo uma variedade grande de serviços audiovisuais para os mais diferentes parceiros/players. Nesses 15 anos, pudemos mostrar uma grande capacidade de entregar produtos de altíssima qualidade, o que garantiu que ocupássemos hoje a posição de uma das mais conceituadas e respeitadas produtoras do país. É um orgulho enorme chegar aonde chegamos. Só temos a comemorar.”
“A Endemol Shine Brasil sempre foi muito atenta às demandas do mercado e percebeu rapidamente que a audiência brasileira se encantou com os primeiros realities que trouxe. Hoje em dia, o reality show é um gênero sólido e que consegue caminhar por diferentes vertentes como realities gastronômicos, de sobrevivência, relacionamento, de confinamento/convivência e muitos outros. O público brasileiro gosta de se identificar com os personagens dos realities, se coloca na situação de cada um, e se imagina naquele papel dentro das telas, já que são histórias reais. E a Endemol Shine Brasil, por sua vez, tem a capacidade de entregar formatos bastante divertidos e dinâmicos, misturando boas histórias com bons personagens.”
“O Brasil é um dos países que mais consome produtos de audiovisual e é um celeiro fértil e aberto para novos formatos. Temos a expertise de adaptar formatos internacionais para nossos clientes, levando em consideração toda a cultura local – que eu acredito ser a característica mais importante. Temos a liberdade para realizar todas as adequações necessárias, logicamente, sem perder o contexto original do formato Temos o exemplo, o The Masked Singer Brasil, um projeto da Coréia do Sul, com toda a estética exuberante que diversos programas de TV asiáticos têm, fazendo um sucesso enorme no Brasil, indo para sua terceira temporada em breve. Usamos as premissas originais, mas, é claro, imprimindo nossas características brasileiras, com personagens representando a nossa cultura, como o Dogão, o Brigadeiro, o Boto, o Pavão, Lampião e Maria Bonita, a Coxinha, Boi Bumbá etc.”
“Nosso interesse é aumentar, sim, o número de projetos originais criados aqui no Brasil. Queremos criar produtos locais que possam atender não apenas o nosso mercado local como também levar nossas criações mundo afora. Um dos nossos principais objetivos para 2023 é posicionar a Endemol Shine Brasil como Casa Produtora criativa, entregando formatos impecáveis criados por nossa equipe local, que é extraordinária.”
Para a Endemol Shine Brasil essa é uma expansão muito bem-vinda já que leva nosso conteúdo para outros meios fazendo com que as audiências entrem em contato com todos nossos formatos. Isso nos dá a possibilidade de amplificarmos nossos conteúdos, fazendo eles terem cada vez mais engajamento e presença. É o caso de MasterChef, por exemplo, exibido em várias janelas e com conteúdo diferente criado especialmente para cada uma delas. Os projetos da Endemol Shine Brasil são multiplataformas. Produzimos hoje conteúdos específicos para cada uma delas com a consciência dessa diferença entre elas.”
“Acreditamos que mais marcas se interessarão pelo entretenimento e estamos trabalhando para isso. Nossos projetos de branded content já somam vinte lançamentos desde 2017 e incluem marcas como Pantene, Stella Artois, Beats, Skol, Budweiser, Samsung e muitas outras. A intenção é seguir o trabalho com as marcas já parceiras e conquistar novas alianças com a possibilidade de desenvolver projetos cada vez mais personalizados e inovadores.”
“O desafio vai ser continuar crescendo, produzindo cada vez mais, entregando formatos com muita qualidade. Temos dois desejos, um deles é produzir formato local e exportá-lo e outro é produzir mais documentários e incluir em nosso portfólio uma telenovela. Neste ano já estamos em produção junto com o Globoplay, do documentário que conta a vida da apresentadora, atriz, empresária e ex-modelo brasileira, Xuxa Meneghel. 2023 será um ano de ampliar nossos horizontes.”
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo