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Endemol Shine se conecta às crianças por meio de licenciamentos

Fernanda Abreu, head de licenciamento da Endemol Shine, comenta as estratégias para gerar conexão com o público infantil

e Valeria Contado
11 de outubro de 2024 - 10h36

Palavra Cantada é um dos novos produtos licenciados da Endemol Shine (Crédito: Divulgação)

Palavra Cantada é um dos novos produtos licenciados da Endemol Shine (Crédito: Divulgação)

A Endemol Shine aposta em licenciamentos para se conectar às crianças.

Assim, mesmo em cenário cheio de regras voltadas a questões de publicidade e programação, o público infantil é um asset muito importante quando se fala de produção de conteúdo.

Ainda, essa geração que vive grande parte do tempo conectada, recebendo muitas informações, o que inspira a Endemol Shine a promover experiência que se integre ao conteúdo e que seja criativa.

Endemol Shine aposta em licenciamento

Para isso, a empresa aposta em licenciamento de marcas. As recém-chegadas ao casting da produtora são Hora do Blec e Palavra Cantada, que misturam musicalidade e educação.

Fernanda Abreu, head de licenciamento da Endemol Shine, conversou com o Meio & Mensagem sobre os investimentos da empresa no segmento de produtos infantis.

Meio & Mensagem – Recentemente, Meio & Mensagem fez entrevista com os dirigentes da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), que apresentaram o dado de que o setor movimentou, no mundo, US$ 356,5 bilhões no ano passado. Por qual razão o licenciamento ainda tem o poder de movimentar tantos recursos?

Fernanda Abreu – O licenciamento é uma ferramenta poderosa de marketing, pois permite ampliar o alcance da marca de forma estratégica e criar conexões emocionais profundas e rápidas com os consumidores.

Ainda, quando uma marca é licenciada, se expande para novos territórios e categorias de produtos, estando presente no dia a dia dos consumidores de maneiras inovadoras e inesperadas.

Portanto, isso não só reforça o reconhecimento e a lembrança da marca, como também permite uma identificação mais próxima e pessoal por parte do público.

Além disso, essas colaborações ajudam a inserir a marca em diferentes contextos, conectando-a aos interesses, valores e estilo de vida dos consumidores, fortalecendo a lealdade e o engajamento.

Potencial da Endemol Shine para licenciar

M&M – Você acredita que, no Brasil, as marcas ainda exploram o licenciamento em todo o seu potencial? Por que?

Fernanda – Acredito que, no Brasil, o mercado ainda não explora o licenciamento em todo o seu potencial. Há muitas oportunidades nas quais o mercado não aposta.

Portanto, muitas vezes, as indústrias tendem a seguir apenas as marcas do momento, o que outros players estão fazendo, sem avaliar também as oportunidades individuais, específicas e até menores, que poderiam diferenciá-las no mercado.

Assim, ainda há muito espaço para novos negócios.

M&M – Na área de licenciamentos, o segmento infantil ainda responde por boa parte dos negócios. Por qual razão você avalia que os produtos licenciados ainda têm tanto apelo perante as crianças?

Fernanda – Crianças vivem a fantasia, o lúdico e, com os produtos licenciados, cria-se uma conexão emocional poderosa com personagens, marcas, influenciadores, games e universos que consome.

Assim, as marcas licenciadas trazem para a vida real os personagens das histórias, desenhos e filmes que as crianças acompanham, permitindo que vivenciem parte desse mundo.

Portanto, os produtos licenciados são vistos como extensão do entretenimento, permitindo que as crianças continuem a interagir com seus personagens favoritos fora das telas.

Dessa forma, a familiaridade com esses personagens torna esses produtos desejáveis e fortalece o vínculo entre a criança e a marca.

Novos licenciamentos

M&M – A Endemol, recentemente, firmou parceria para representar o licenciamento de duas marcas infantis. Pode falar um pouco sobre esses acordos e o que será produzido?

Fernanda – Fechamos acordo para representar duas grandes marcas infantis: Palavra Cantada, uma marca clássica que oferece músicas e conteúdo de altíssima qualidade, musicalidade e alegria, e A Hora do Blec, uma nova e encantadora animação que transmite mensagens de amizade, empoderamento e igualdade.

Dessa forma, ambas trazem conteúdos valiosos e leves para as crianças de forma educativa e divertida, com músicas vibrantes e visuais atraentes.

Ainda, os criadores dessas marcas já têm grande quantidade de conteúdo prontos.

Que estão presentes com canais no YouTube de grande alcance e em plena expansão, com novos projetos de animação, shows e lançamentos de conteúdos em plataformas de streaming.

Assim, essa combinação de conteúdo rico e planos de crescimento promissores torna essas marcas mais empolgantes e relevantes.

Expansão de licenciamentos

M&M – De que maneira a Endemol pretende expandir a atuação na área dos licenciamentos?

Fernanda – A Endemol Shine Brasil pretende expandir a atuação na área de licenciamentos por meio de estratégias focadas em inovação e parcerias estratégicas.

Portanto, uma das abordagens é o fortalecimento das marcas já estabelecidas, aproveitando a popularidade de programas e personagens para desenvolver novas linhas de produtos que atendam às demandas.

Além disso, a Endemol Shine Brasil identifica oportunidades em nichos de mercado, colaborando com novas licenças e licenciados que possam agregar criatividade e negócios às marcas.

Ainda, ações de marketing digital e experiências são prioridade, permitindo maior interação com o público e ampliando a presença das marcas em ambientes digitais.

Jornada das crianças

M&M – A atual geração infantil já nasceu conectada e tem muito interesse por produtos e itens de tecnologia. De que forma o segmento de licenciados pode se inserir nessa jornada das crianças atuais?

Fernanda – Sim, é uma geração totalmente conectada.

E o segmento de licenciamento pode se inserir nessa jornada das crianças ao oferecer experiências e produtos que integrem a tecnologia de maneira criativa e interativa.

De certa forma, isso é evidente pela força de marcas no segmento de tecnologia, como os games, por exemplo.

Marcas e licenciados devem atender às expectativas desse público.

No entanto, é essencial lembrar que o boom da tecnologia destacou a importância do resgate do brincar e do tempo fora das telas.

Equilíbrio entre digital e físico

Por isso, é crucial que as marcas e produtos se posicionem em diversas frentes, criando equilíbrio saudável entre o digital e o físico, dialogando com diferentes tipos de públicos.

Ainda, oferecer alternativas que incentivem atividades ao ar livre, leitura, interações sociais e jogos tradicionais, é fundamental para promover o bem-estar das crianças.

Dessa forma, ao combinar as experiências, o licenciamento contribui para odesenvolvimento equilibrado e saudável.

O que garante que as marcas estejam presentes em todos os aspectos da vida infantil, criando conexão duradoura e significativa, gerando boas vendas e estando presente em diversas categorias de produtos.

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