Época reformula projeto gráfico e editorial
Título da Editora Globo dá ênfase à análise e opinião e às matérias mais profundas com o objetivo de inaugurar uma nova categoria de semanais
Título da Editora Globo dá ênfase à análise e opinião e às matérias mais profundas com o objetivo de inaugurar uma nova categoria de semanais
Fernando Murad
30 de setembro de 2011 - 12h50
Na edição de sábado, 1º de outubro, a revista Época, da Editora Globo, apresenta ao público seu novo projeto gráfico e editorial. Dando ênfase à análise e opinião e às matérias mais profundas, a publicação adotou uma nova divisão de conteúdo criada com o objetivo de refletir o ponto de vista do leitor. As editorias tradicionais como Política, Internacional e Economia deram lugar a cinco pilares que passam a nortear a produção da redação: Opinião, Tempo, Ideias, Vida e Mente Aberta (área tradicional que será mantida).
“A reformulação vem inaugurar um novo tipo de semanal no Brasil. Criamos uma categoria própria. Vamos abrir mão de tudo aquilo que sites e jornais podem fazer com mais competência. Isso não quer dizer que abriremos mão da notícia. Vamos continuar, mas com matérias de fôlego, perfis, análises mais densas e opinião, com um espaço reservado de maneira mais clara”, conta Helio Gurovitz, diretor de redação de Época.
Opinião abrangerá os editoriais da revista e a opinião dos articulistas convidados e dos leitores. Tempo apresentará reportagens especiais, atualidades e furos. Ideias será o espaço para discussões e análises, enquanto em Vida o leitor encontrará serviço, informações de interesse pessoal e sobre celebridades. Já Mente Aberta dará o olhar da publicação sobre o mundo da cultura.
O time de colunistas ganhou o reforço de Bruno Astuto (moda, comportamento e celebridades), Eugênio Bucci (política), Felipe Patury (política, negócios e mundo do poder), Gustavo Cerbassi (finanças), Jairo Bouer (saúde), Vilfredo Schürmann (desafios e aventura) e Walcyr Carrasco (sociedade).
Em relação ao visual, o título ganhou nova logomarca e nova diagramação, desenvolvidas pelo diretor de arte Marcos Marques, além de um papel de maior qualidade. As mudanças buscam valorizar o aspecto visual (tanto fotografia quanto infografia) e favorecer a fluência das matérias. “Temos como objetivo ser a melhor revista, criar uma categoria própria e ampliar a audiência”, sintetiza Gurovitz. De acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC), Época registrou circulação média semanal de cerca de 404 mil exemplares nos primeiros seis meses do ano.
Campanha
A Neogama/BBH é a responsável pela campanha da revista para apresentar o novo conceito “Conteúdo que transforma”. A ação também informa sobre a estreia do novo projeto editorial da publicação.
O planejamento de mídia prevê a veiculação de dois filmes, quatro anúncios impressos e spot de rádio. As peças usam como ícone o personagem “Mundo” que passa a agir como um ser humano. Ele está presente em situações cotidianas e questiona os paradoxos do mundo atual.
No filme “Lâmpadas” o Mundo está num cenário escuro até acionar um interruptor e ascender a luz. O “Mundo” então diz que tem gente que diz que ele anda à beira do caos. À medida que ele vai caminhando, vemos ao fundo imagens que remetem ao novo projeto gráfico de Época.
Compartilhe
Veja também
Kwai faz parceria com Live Esporte para as transmissões da Série B
Plataforma transmitirá uma partida por semana, com exclusividade; empresa também terá conteúdo e cortes sobre a competição
Meta é alvo de ação da AGU por fraude em anúncios publicitários
Advocacia Geral da União questiona o uso de imagens do Governo Federal e de autoridades públicas em publicidades fraudulentas, publicadas no Facebook e Instagram