Especial Criatividade comemora 41 anos de Meio & Mensagem
Além de edição semanal para assinantes, conteúdo inclui série em vídeo, artigos especiais no site e exposição virtual de ilustrações nas redes sociais
Especial Criatividade comemora 41 anos de Meio & Mensagem
BuscarEspecial Criatividade comemora 41 anos de Meio & Mensagem
BuscarAlém de edição semanal para assinantes, conteúdo inclui série em vídeo, artigos especiais no site e exposição virtual de ilustrações nas redes sociais
Alexandre Zaghi Lemos
15 de abril de 2019 - 18h48
O aniversário de 41 anos de Meio & Mensagem é comemorado nesta semana com a circulação para assinantes de uma edição semanal especial, disponível impressa e para tablets. O tema central é “Criatividade no caos”.
O caos nosso de cada dia
Em momentos como o vivido atualmente pelo mercado, recorrentemente descrito como caótico, o especial analisa os efeitos vivenciados no dia a dia pelo motor desta indústria: a criatividade. Reportagens, entrevistas, artigos e ilustrações procuram retratar obstáculos e oportunidades do ofício criativo sob impactos de todos os lados. Das transformações culturais urbanas à sociedade polarizada. Da dificuldade em abrir-se a cocriações autênticas à necessidade de se mostrar mais diversa. Da evolução nos processos de briefings às imposições de novos comportamentos dos consumidores. Do resgate das questões humanas na publicidade à implementação de modelos de negócios mais flexíveis. Das pressões financeiras à transparência nas relações com clientes e funcionários. Do terreno sensível para o conteúdo ao humor que faz pensar. Do campo minado dos diálogos nas redes sociais e com influenciadores à busca pela assertividade dos dados.
Vamos dar uma virada?
Outros convidados especiais são cinco diretores de arte que deram suas interpretações gráficas a cenários atuais: Dedé Laurentino, Eco Moliterno, Gustavo Victorino, Júlio Andery e Marcos Medeiros. Suas criações estarão expostas durante a semana no site e nas redes sociais de Meio & Mensagem.
A série de três episódios em vídeo “Criando no Rolê” estreou nesta segunda, 15, no canal de Meio & Mensagem no YouTube, mostrando o cenário urbano como fonte criativa de transformações culturais e o desafio da empatia e da descentralização na relação entre marcas e artistas. Entrevistas com o rapper Fióti, o produtor Kondzilla, a jornalista Lulie Macedo e o Coletivo Mooc, entre outros profissionais, reforçam a necessidade de parcerias de longo prazo e processo de cocriação que respeitem a autenticidade da rua.
Desenhista e caricaturista, com trabalhos seus estampados em reportagens de várias revistas, como a Veja, o chief creative officer da Accenture Interactive para a América Latina, Eco Moliterno, criou para a capa da edição especial a ilustração “O consumidor virtu-viano”, uma versão contemporânea do Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci. Como na obra do século 15, em que o impacto é de movimento, mas o centro gravitacional permanece imóvel, o intuito do especial de 41 anos de Meio & Mensagem é reforçar que, por mais que as mudanças gerem consequências imprevisíveis ao futuro, o equilíbrio da indústria dependerá sempre da criatividade.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra