Estadão Blue Studio centraliza liderança e cria área de estratégia
Braço de branded content do Grupo Estado unifica liderança em Daniel Canello e anuncia nova área com foco comercial e para melhoria de divulgação de sua estrutura
Estadão Blue Studio centraliza liderança e cria área de estratégia
BuscarEstadão Blue Studio centraliza liderança e cria área de estratégia
BuscarBraço de branded content do Grupo Estado unifica liderança em Daniel Canello e anuncia nova área com foco comercial e para melhoria de divulgação de sua estrutura
Giovana Oréfice
5 de setembro de 2023 - 6h03
Braço de branded content do Grupo Estado, o Estadão Blue Studio está com nova organização. Sob a liderança centralizada do diretor-executivo Daniel Canello, o hub passa a operar por meio de estrutura multidisciplinar que envolve planejamento, criação, conteúdo, eventos, customer success e a recém-criada área de comunicação e estratégia.
Case do Estadão Blue Studio junto à Embratel: cobertura editorial aliada a conteúdo jornalístico branded para acompanhar a chegada do 5G (Crédito: Reprodução/Estadão Blue Studio)
“Tudo estando sob uma única direção – desde a criação, planejamento e estratégia de comunicação, implementação até o pós venda – há uma esteira única e integrada que facilita nosso cotidiano”, declara Caenllo. A integração, afirma, melhora a experiência do cliente e é isso que tem guiado as decisões.
Enquanto isso, a área de comunicação e estratégia, liderada por Fábio Costa, chega com foco comercial. Uma das razões é para ter um olhar mais profundo em carteiras específicas de cliente, bem como manter um relacionamento com os parceiros que têm projetos com o Blue Studio e que tem potencial de desenvolvimento dentro da área no médio e longo prazo.
Em relação à comunicação, a intenção é estruturar a divulgação do hub ao mercado. Ações iniciais, como um novo website, já começam a mostrar os frutos da nova estratégia.
Lançada em 2021, a estrutura acompanhou a evolução do mercado acerca do conceito de branded content de fazer publicidade com cunho informativo. “Vemos a questão do conteúdo como a principal estratégia de comunicação com as marcas como uma tendência quase que inexorável”, afirma Canello.
“O modelo da mídia de inventário é um modelo já ultrapassado. Notamos aumento da demanda no mercado por projetos. as empresas nos trazem os desafios – são problemas ou necessidades de comunicação”, complementa.
Daniel Canello, diretor-executivo (Crédito: Divulgação)
Ademais, por conta da pandemia, o Blue Studio foi forçado a realizar uma revitalização do portfólio para migrar suas iniciativas para o digital. Ao todo, mil projetos já foram executados, bem como mais de 1 bilhão de impactos. Atualmente, mais de 40% da receita publicitária do Grupo Estado vem do Estadão Blue Studio.
Ainda, a atualização também é premissa constante. Mesmo que não configure-se como um early adopter por questões de credibilidade, a operação já emprega a inteligência artificial em otimizações de matéria no site, bem como melhoria de processos de trabalho a partir da tecnologia.
O Estadão Blue Studio trabalha tanto de forma ativa quanto passiva. Na primeira delas, a construção de projetos acontece por meio da busca do comercial por questões junto aos clientes, resultando na elaboração de projetos.
Por outro lado, o time do hub também propõe projetos às marcas a partir de leituras de mercado. Há ainda uma terceira via, conforme aponta Canello. A partir da composição de equipes multidisciplinares, o hub trabalha em parceria com agências e até mesmo clientes, a fim de aportar valor em um cenário mais indefinido.
Assim, a projeção para o restante do ano é otimista. O porta-voz declara que o mercado é tipicamente mais aquecido no segundo semestre. Mas, segundo ele, existem grandes desafios, sobretudo operacionais. Entre os quais estão os de crescimento, geração de receita significativa e viabilização de contingente maior de projetos de clientes e os já estipulados em calendário, como o Summit Educação, Agro e Saúde, entre outros eventos.
Compartilhe
Veja também
Os impactos das tarifas de Trump na compra de mídia nos EUA
Especialistas em mídia do país acreditam que as incertezas do período podem levar a uma queda no preço dos inventários dos veículos
Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo abrirá concorrência para mídia OOH
Concessionária Linha Uni começa o envio de cartas-convite para empresas do setor; vencedor do processo poderá planejar estrutura durante fase de obras