Assinar

Estadão integra rede de apoio e prática em produtos jornalísticos

Buscar

Estadão integra rede de apoio e prática em produtos jornalísticos

Buscar
Publicidade
Mídia

Estadão integra rede de apoio e prática em produtos jornalísticos

News Product Alliance tem o objetivo de construir um futuro mais sustentável e ético para a indústria do jornalismo


29 de setembro de 2020 - 18h09

(crédito: reprodução)

Com adesão do jornal O Estado de S. Paulo, nasce a News Product Alliance (NPA), rede de apoio e prática para pensadores e gerentes de produtos jornalísticos. A iniciativa formada por grupo de líderes da indústria de notícias que trabalham na intersecção de jornalismo, estratégias de audiência, negócios e tecnologia, tem o objetivo de construir um futuro mais sustentável e ético para a indústria do jornalismo.

A rede também tem a missão de oferecer oportunidades de treinamento, networking e desenvolvimento de carreira e elevar a disciplina de gerenciamento de produtos para os profissionais da indústria. “Todos nós precisamos cada vez mais conhecer nosso público e criar produtos que atendam às suas necessidades, fortalecendo assim a entrega de conteúdo”, comentou Luciana Cardoso, diretora digital do jornal brasileiro Estadão e membro do comitê gestor do NPA, em nota.

Atualmente, as redações de maior sucesso são aquelas que adotaram a estratégia de produto em sua cultura organizacional, de acordo com Becca Aaronson, presidente do comitê gestor interino da organização e ex-chefe de produto da Chalkbeat e The Texas Tribune. “À medida que essas práticas se expandem pela indústria de notícias, muitos jornalistas e profissionais de produto estão buscando apoio adicional para aprender e adotar essas habilidades”, afirmou, em comunicado.

A executiva ainda explicou que, ao reunir um grupo diversificado de profissionais de produtos jornalísticos de todo o mundo, a News Product Alliance facilitará a criação das melhores práticas de produtos para organizações jornalísticas e expandirá as oportunidades de colaboração. “Ao incluir diferentes países e idiomas, ampliaremos nosso intercâmbio de conhecimentos e as carreiras individuais de produtos nas redações”, disse Luciana, do Estadão.

Além de Luciana, o comitê gestor interino da NPA conta com profissionais de produto da Gannett, McClatchy, CalMatters, the Bay Area News Group, Google News Initiative e de outras organizações, e está recrutando membros de outras regiões para aumentar a diversidade de origens, pontos de vista e nacionalidades representadas. A rede ainda conta, inicialmente, com apoio da Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, a Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da CUNY Newmark e a News Catalyst.

**Crédito da imagem no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina

    Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina

    Novela de sucesso da emissora, Avenida Brasil, já está disponível no serviço de streaming da Amazon para região, com exceção do Brasil

  • Meio & Mensagem estreia a série especial Podcasters

    Meio & Mensagem estreia a série especial Podcasters

    Em cinco episódios, série entrevista personalidades que comandam alguns dos podcasts mais bem-sucedidos do País