Estreia novo desconto ao jornaleiro

Buscar
Publicidade

Mídia

Estreia novo desconto ao jornaleiro

Desde 1º de abril, editoras venderão produtos em média 25% mais baratos a donos de bancas


2 de abril de 2013 - 9h26

 Por Igor Ribeiro e Isabella Lessa

Jornaleiros de todo o Brasil, exceto da região Sudeste, passam a receber em média 25% de desconto das editoras a partir desta segunda, 1º. Até julho – quando os novos preços também forem implantados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – quase dez mil bancas de jornal em 1,7 mil municípios brasileiros serão beneficiados.

O programa foi promovido pela holding DGB, do Grupo Abril, após a consultoria Falconi apontar a depreciação no salário da categoria. Segundo a distribuidora, 90% dos editores aderiram à proposta, representando 92% do faturamento do setor e cerca de R$ 22 milhões em investimento nos pontos de venda.

O desconto era uma reivindicação antiga dos donos de bancas de jornal. Anteriormente, só Grande São Paulo e Rio de Janeiro tinham até 30% de desconto, uma vez que essas regiões eram atendidas por meio de equipes e estrutura da própria DGB. Em outras praças, onde a última milha tinha de ser terceirizada, o abatimento correspondia a só 15%. “As vendas estavam muito baixas e, portanto, as bancas estavam fechando”, afirma José Antônio Mantovani da Silva, presidente em exercício do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo (SindjorSP).

Segundo números da DGB, a venda em bancas caiu em média 30% na última década. O SindjorSP aponta que cerca de 20% dos cinco mil pontos de venda fecharam nos últimos cinco anos no Estado de São Paulo.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1553, de 1º de abril, exclusivamente para assinantes.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Roc Nation, de Jay-Z, cria divisão para unir esportes e entretenimento no Brasil

    Roc Nation, de Jay-Z, cria divisão para unir esportes e entretenimento no Brasil

    Criada por Jay-Z e com nomes, como Vini Jr. e Endrick, a empresa quer transformar atletas em ícones culturais

  • Negritudes discute a diversidade negra na publicidade brasileira

    Negritudes discute a diversidade negra na publicidade brasileira

    Festival realizado pela Globo em São Paulo destacou narrativas negras do audiovisual com protagonismos de referências na mídia