Estudo analisa relação entre publishers e plataformas
Relatório do Inma aponta que 72% entre os maiores grupos de mídia do mundo acreditam que relação com multinacionais de tecnologia piorou nos últimos anos
Estudo analisa relação entre publishers e plataformas
BuscarEstudo analisa relação entre publishers e plataformas
BuscarRelatório do Inma aponta que 72% entre os maiores grupos de mídia do mundo acreditam que relação com multinacionais de tecnologia piorou nos últimos anos
Igor Ribeiro
29 de outubro de 2019 - 14h07
Um relatório produzido pela International News Media Association (Inma) mostra que produtores de conteúdo jornalístico e plataformas digitais ainda têm muito a conversar para resolverem as diferenças e equilibrarem expectativas. Intitulado “How to decode the publisher-platform relationship”, o estudo entrevistou executivos de 90 grupos de mídia em todo o mundo e 45 especialistas no setor entre abril e maio, além de compilar dados de outros levantamentos sobre negócios e inovação envolvendo o tema.
Entre os principais achados está a constatação de que, a despeito das iniciativas anunciadas, esse relacionamento segue deteriorado e com poucos sinais de melhoria. Segundo a maioria dos publishers, a atitude da própria empresa correlação às plataformas inclusive involuiu: 72% apontaram isso, entre uma piora leve e uma mais intensa.
Os entrevistados concordam, em sua maioria, que as plataformas deram à sociedade grandes conquistas, como acessibilidade digital, voz às massas, bens e serviços diversos e ferramentas para buscar informação e fatos históricos. Mas a comunicação direta entre as multinacionais tecnológicas que propiciam isso e os veículos que produzem conteúdo é muitas vezes instável, errática.
Entre as críticas apontadas estão o modo como essas plataformas são utilizadas para compartilhar fake news e o baixo índice de brand safety em seus ambientes. Entre os motivos para o relacionamento instável, apontam problemas de copyright, baixo compliance sobre a utilização de dados de consumidores e uma suposta desigualdade na taxação sobre seus modelos de negócios.
Além de detectar o sentimento dos publishers sobre seu sentimento a respeito das plataformas, o relatório também tentou identificar as causas desses problemas e indicar possíveis soluções. O documento analisou ainda o ecossistema regulatório para as empresas de tecnologia em diferentes regiões e elaborou sugestões, no formato de um guia, sobre como se posicionar estrategicamente diante dessas multinacionais tendo em vista a conquista de novas audiências, a fidelidade do público atual e a elaboração de serviços mais premium.
O relatório de quase cem páginas foi produzido por um grupo de diversos profissionais, sob orientação de um comitê que incluiu parte do Conselho do Inma: Damian Eales, COO da News Corp (Austrália); John Boynton, CEO da Torstar (Canadá); Espen Egil Hansen, editor-in-chief e CEO do Aftenposten (Noruega); e Maribel Perez Wadsworth, presidente do USA Today Network (Estados Unidos). O trabalho e a compilação final foi coordenada por Robert Whitehead, diretor do McPherson Media Group, da Austrália.
*Crédito da imagem do topo: Eoneren/ iStock
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo