Exame mira em dados, conteúdo e educação
No portfólio do BTG Pactual desde o final de 2019, revista quer aproveitar expertise no segmento de notícias para diversificar atividades
No portfólio do BTG Pactual desde o final de 2019, revista quer aproveitar expertise no segmento de notícias para diversificar atividades
Bárbara Sacchitiello
9 de junho de 2020 - 6h00
Há mais de cinco décadas acompanhando as diversas transformações que moldarem o cenário econômico no Brasil e no mundo, a Exame vem, desde o ano passando, calibrando suas estruturas para consolidar uma atuação que vai além de uma produtora de conteúdo. Em dezembro do ano passado, quando teve 100% de Unidade Produtiva Isolada (UPI) comercializada pelo banco BTG Pactual, a marca, que anteriormente fez parte dos negócios da Editora Abril, fez pesquisas e projeções para manter a tradição e credibilidade conquistadas pela revista e estendê-las para outras frentes que a coloquem como uma empresa de media tech.
“Há mais de 52 anos a Exame se consolidou como uma das principais marcas do jornalismo de negócios, com um público fiel, cativo e numeroso. Agora, o que tivemos de fazer, dentro desse novo ambiente, é reencontrar o caminho para continuar sendo essa referência e atender tanto ao que os leitores da marca esperam como também a atrair o público que ainda não é leitor”, comenta Pedro Thompson, CEO da marca.
A principal transformação na área de conteúdo da Exame está na maior valorização de uma estrutura de inteligência de dados que visa não apenas ampliar o conhecimento acerca dos leitores, mas também ajudar a pautar os temas e produtos editoriais que compõem o ecossistema da revista. O CEO da publicação comenta que, das 130 pessoas que compõem a equipe, após os jornalistas e produtores de conteúdo, o segundo maior contingente é composto por profissionais da área de tecnologia. “Temos programadores, desenvolvidas, especialistas em layout e em inteligência de dados. Ainda não estamos perto do que almejamos em termos de tecnologia, mas queremos colocar todo nosso conteúdo e produtos a serviço dos leitores baseados em insights e estratégias desenhadas a partir de um trabalho de interpretação e inteligência de dados”, comenta o executivo.
Além da cobertura do noticiário econômico e empresarial, a Exame também visa, nessa nova fase, consolidar sua atuação em outras frentes de negócios. Quando ainda compunha o portfólio da Abril, a revista já tinha uma área de eventos, fóruns e debates que acabam compondo seu ecossistema de conteúdo. Dentro do BTG Pactual, a proposta é ampliar essa vertente e fortalecer outras três divisões, que já vem sendo trabalhadas pela companhia: Research (plataforma de dados e informações para investidores (pessoa física); Academy (divisao de cursos e treinamentos de qualificação) e Experience (eventos, debates e premiações do universo do mercado de negócios).
A íntegra desta reportagem, bem como a de todo o conteúdo da edição semanal de Meio & Mensagem, pode ser acessada na área do Acervo do site, que reúne o histórico de todas as edições publicadas nos últimos 42 anos.
Compartilhe
Veja também
ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores
Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade
Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte
Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização