Facebook diminui alcance dos posts
Estratégia da rede social tem por objetivo incentivar as marcas a pagarem pelos seus posts, ampliando assim suas receitas publicitárias
Estratégia da rede social tem por objetivo incentivar as marcas a pagarem pelos seus posts, ampliando assim suas receitas publicitárias
Meio & Mensagem
5 de dezembro de 2013 - 3h13
O Facebook adotou uma postura mais contundente a respeito da nova política de suas fan pages. Se os anunciantes quiserem que suas postagens alcancem toda a base de fãs e cheguem a um número maior de pessoas, eles terão de pagar por isso.
Essa estratégia, na verdade, já vem sendo percebida há algum tempo pelos administradores de páginas de empresas e se tornarão ainda mais evidentes nos próximos dias. O Advertising Age teve acesso a um plano comercial enviado pela rede social a alguns de seus parceiros, nos quais detalhava que a distribuição orgânica das mensagens irá diminuir gradualmente ao longo do tempo “a fim de garantir uma experiência significativa com o site”.
Essa postura é bem diferente da que a rede social adotou há um ano, quando as agências de publicidade começaram a levantar a hipótese de que o alcance orgânico dos posts estaria diminuindo. Na ocasião, o Facebook alegou que estava alterando seus algoritmos a fim de bloquear spams e que isso poderia, por um período, impactar a distribuição.
Agora, no entanto, o Facebook está dizendo aos anunciantes que a melhor maneira de conseguir projetar suas mensagens é ampliar o número de postagens pagas, a fim de maximizar a entrega de notícias e de conteúdo. O documento enviado pela rede social aos parceiros contém três páginas nas quais o Facebook indica maneiras de as empresas fazerem publicações mais eficazes – sempre com uso de suas ferramentas de publicidade.
Com informações do Advertising Age.
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