Facebook é acusado de praticar monopólio ilegal nos EUA
Venda do Instagram e do WhatsApp estão entre as medidas apontadas pela comissão de comércio para reduzir a estratégia do Facebook de eliminar concorrentes
Facebook é acusado de praticar monopólio ilegal nos EUA
BuscarFacebook é acusado de praticar monopólio ilegal nos EUA
BuscarVenda do Instagram e do WhatsApp estão entre as medidas apontadas pela comissão de comércio para reduzir a estratégia do Facebook de eliminar concorrentes
*Por Garett Sloane, do Advertising Age
A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos está chamando o Facebook de um monopólio “ilegal”, alegando que a empresa se envolveu em atividades anticoncorrenciais ao adquirir o WhatsApp e o Instagram. O caso tem o potencial de quebrar o Facebook, um objetivo que muitos de seus rivais políticos mais severos têm procurado atingir.
Na quinta-feira, 3, o órgão regulador federal entregou o tão esperado caso contra o Facebook, que está sob escrutínio há mais de um ano por reguladores e legisladores em todo os EUA. “Redes sociais pessoais são centrais para a vida de milhões de americanos”, disse Ian Conner, diretor do bureau of competition da FTC, no anúncio. “As ações do Facebook para entrincheirar e manter seu monopólio negam aos consumidores os benefícios da concorrência. Nosso objetivo é reverter a conduta anticompetitiva do Facebook e restaurar a concorrência para que a inovação e a livre concorrência possam prosperar”, explicou o diretor.
“A FTC está buscando uma liminar permanente na Justiça Federal que poderia, entre outras coisas: exigir alienações de bens, incluindo Instagram e WhatsApp; proibir o Facebook de impor condições anticompetitivas aos desenvolvedores de software; e exigir que o Facebook busque aviso prévio e aprovação para futuras fusões e aquisições”, diz a denúncia.
Segundo caso antitruste
O Facebook emitiu sua primeira reação em um comunicado no Twitter: “Estamos revendo as queixas e teremos mais a dizer em breve”, disse. “Anos depois que a FTC liberou nossas aquisições, o governo agora quer uma revisão sem levar em conta o impacto que esse precedente teria na comunidade empresarial mais ampla ou nas pessoas que escolhem nossos produtos todos os dias”, pontuou.
A denúncia contra o Facebook aborda os motivos pelos quais a empresa comprou o Instagram em 2012 e o WhatsApp em 2014. Houve preocupações de que essas aquisições foram impulsionadas por uma estratégia para comprar a concorrência nas mídias sociais.
A queixa da FTC também discute como o Facebook usou sua plataforma para colocar rivais em desvantagem. A queixa menciona o Vine, que o Twitter possuía. O Facebook teve a reputação de impedir que rivais usassem algumas de suas ferramentas mais sofisticadas relacionadas a anúncios e dados.
A queixa da FTC foi acompanhada por 48 Estados, o que poderia lhe dar poder de permanência na próxima administração, quando o presidente eleito Joe Biden assumir a Casa Branca e o controle das nomeações da FTC.
**Crédito da imagem no topo: Pixabay/Pexels
Compartilhe
Veja também
Prime Video oficializa acordo com LFU e transmitirá Brasileirão
Plataforma exibirá um jogo por rodada em contrato que tem duração até 2029
Eletromidia e Globo: os termos do acordo bilionário da mídia brasileira
Valor de mercado da empresa de OOH pode beirar os R$ 5 bilhões, em negociação que reforça a aproximação dos grandes grupos de mídia as operações de publicidade em telas